Futsal: Mirandeses vencem e recuperam o 1º lugar no campeonato

No jogo grande da 9ª jornada, o Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) recebeu a visita do até então líder, Torre Dona Chama e num jogo de superação, os mirandeses conseguiram a reviravolta ao conquistar uma vitória por 3-2, que lhes devolveu o primeiro lugar no campeonato.

O experiente, Vitor Hugo, repôs a igualdade, 1-1, ao fechar da primeira parte.

O jogo realizado na sexta-feira, dia 13 de janeiro, às 21h30, no pavilhão multiusos, em Miranda do Douro, não começou da melhor maneira para a equipa da casa, já que a equipa de Torre Dona Chama, moralizada pelo primeiro lugar que ocupava no campeonato distrital de futsal, entrou autoritária e aos 2 minutos rematou para defesa atenta do guardião mirandês.

No minuto seguinte, os mirandeses responderam com Vitor Hugo, a rematar de pé esquerdo para defesa apertada do guarda-redes visitante.

Estes primeiros minutos de jogo foram intensos e jogados num ritmo muito elevado, com ambas as equipas a procurar ultrapassar a defesa contrária.

E aos 9 minutos, a equipa de Torre Dona Chama, por intermédio de Filipe, conseguiu mesmo furar a muralha mirandesa, num remate surpresa e bem direcionado que fez o 0-1.

Os mirandeses responderam com uma desmarcação de Vitor Hugo para Diogo, mas o remate final não levou a direção da baliza adversária.

Nestes minutos iniciais, a estratégia dos visitantes, a jogar com rapidez, movimentações rápidas e a aproveitar toda a profundidade do campo dificultou muito as marcações e o posicionamento da equipa de Miranda do Douro, que até então jogava mais pausadamente e por isso era mais previsível.

Foi por isso que a equipa mirandesa demorou a responder ao golo dos visitantes.

Aos 18 minutos, o mirandês, Castro, rematou e levou a bola a pentear a barra da baliza do Torre Dona Chama.

A escassos 30 segundos do intervalo, aos 19 minutos e 30 segundos, na sequência de um livre bem próximo da linha da área adversária, Vitor Hugo, num remate colocado, repôs a igualdade (1-1).

Este golo mirandês veio premiar a combatividade da equipa, na oposição ao líder do campeonato, com destaque para o desempenho do experiente Vitor Hugo, que veio aportar mais maturidade e consistência à equipa.

A equipa de Torre Dona Chama havia inaugurado o marcador (0-1), aos 8 minutos.

Na segunda parte, o jogo voltou a não começar da melhor maneira para os mirandeses, dado que aos 23 minutos, a equipa de Torre Dona Chama voltou a adiantar-se no marcador (1-2), através de Luciano, ao aproveitar uma descoordenação defensiva dos mirandeses.

Perante este novo revés, a equipa mirandesa demorou sete minutos a responder e a restabelecer novamente o empate. Foi aos 30 minutos, no seguimento de uma jogada coletiva, efetuada com rapidez e o mirandês, Finha, bem posicionado junto à baliza adversária, apenas teve que encostar para fazer o 2-2.

Este segundo golo animou muito a equipa mirandesa, bem como o público que encheu por completo as bancadas do multiusos, em Miranda do Douro.

Nos últimos dez minutos de jogo, os mirandeses, mais confiantes, acreditaram que seria possível alcançar um melhor resultado.

E aos 35 minutos de jogo, Vitor Hugo, voltou a fazer a diferença, ao receber a bola com o pé direito, puxou para o esquerdo e rematou com rapidez e a meia altura para fazer assim o 3-2. Estava concretizada a reviravolta.

Antes do final do jogo, realce para um livre direto a favor do Torre Dona Chama, que poderia ter dado o empate, com Luciano a rematar forte levando a bola a embater com estrondo no poste da baliza mirandesa.

Segundos depois a equipa de arbitragem apitou para o final do jogo.

Esta vitória foi muito saborosa para o Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD), dado que os mirandeses recuperaram, por duas vezes, da desvantagem e com o golo da vitória ascenderam ao primeiro lugar do campeonato, ultrapassando o seu adversário direto, o Torre Dona Chama.




Equipas

Clube Desportivo de Miranda do Douro: Guilherme, Nikas, Ricky, Vitor Hugo, Miguel, Pina, André, Vitó, Finha, Diogo, Caio, Gaby e Cristal.

Treinador: Paulo Gonçalves

“Neste encontro, duas boas equipas protagonizaram um bom jogo de futsal, com muito equilíbrio e alternância no marcador. O Clube Desportivo de Miranda do Douro foi muito competente, quer defensiva quer ofensivamente. A vitória veio premiar o nosso esforço e concentração ao longo de todo o jogo. Realço que conseguimos recuperar da desvantagem e acreditámos sempre que podíamos vencer.” – Vitor Hugo

GD Torre Dona Chama: Márcio, Carlos Miguel, Barraca, Luciano, Valter, Moutinho, João Pedro, José Alves, Filipe, Marco, Paulo Conde e Rui.

Treinador: Pedro Miguel

“Foi um excelente jogo de futsal, ao longo do qual estivemos sempre em vantagem, até aos últimos seis minutos finais. Notei algum cansaço na minha equipa e tivemos duas lesões durante o jogo, o que condicionou o nosso jogo. Mesmo no fim do jogo dispusemos de um livre direto para voltar a empatar o jogo, mas a bola foi ao poste. Pelo que demonstrámos não vai ser fácil vencer-nos. E o campeonato está a ser muito competitivo” – Pedro Miguel.

Equipa de arbitragem

1º Árbitro: Diogo Silva

2º Árbitro: David Machado

Cronometrista: Ricardo Sapage

9ª jornada – resultados

13/01CSP Vila Flor4-5GD Sendim
 Arnaldo Pereira (Bragança)2-3Sp. Moncorvo
 Águia FC Vimioso1-4Pioneiros Bragança
 CD Miranda Do Douro3-2GD Torre Dona Chama
 ACRD Ala2-3Alfandeguense

CLASSIFICAÇÃO

PJVEDGMGSDG
1CD Miranda Do Douro1795223219+13
2GD Torre Dona Chama1795223525+10
3GD Sendim1695133028+2
4Sp. Moncorvo1594323930+9
5ACRD Ala1494233226+6
6Águia FC Vimioso1494233432+2
7Arnaldo Pereira (Bragança)1293332825+3
8Pioneiros Bragança1093152630-4
9CSP Vila Flor692073044-14
10Alfandeguense692071946-27

10ª jornada (3 de fevereiro de 2023)

03/02ACRD AlavsCSP Vila Flor
 Arnaldo Pereira (Bragança)vsGD Sendim
 Águia FC VimiosovsSp. Moncorvo
 CD Miranda Do DourovsPioneiros Bragança
 AlfandeguensevsGD Torre Dona Chama

Deixe um comentário