Igreja: Portugueses e espanhóis peregrinam de Alcañices até Trabazos

No próximo sábado, dia 14 de janeiro, cerca de 100 peregrinos portugueses e espanhóis, vão continuar a percorrer os caminhos que ligam os vários santuários marianos existentes na raia, desta vez entre a igreja da Virgen da La Salud, em Alcañices, até Virgen da La Soledad, em Trabazos.

Esta iniciativa denominada “Peregrinos por 1 dia” surgiu em 2014, graças à colaboração entre a paróquia de Miranda do Douro e a delegação da religiosidade popular da diocese de Zamora e tem como grande atrativo a comunhão e amizade que se constrói entre os peregrinos.

Segundo o pároco de Miranda do Douro, o padre Manuel Marques, no decorrer destas peregrinações, portugueses e espanhóis convivem realmente uns com os outros e o ambiente é “muito fraterno entre todos”.

“As peregrinações são momentos de partilha e convívio entre os povos vizinhos! É uma verdadeira festa!”, disse.

Por sua vez, o padre espanhol, Javier Campos, destacou que nestas peregrinações aos santuários marianos edificados nas localidades fronteiriças, os peregrinos, descobrem lugares impressionantes, que evocam a transcendência e revelam muitas afinidades entre a prática religiosa nas dioceses de Zamora e de Bragança – Miranda.

Para o sacerdote espanhol, a caminhada conjunta, os momentos de oração e no final da peregrinação, o almoço convívio, aprofundam e fortalecem a dimensão religiosa dos participantes.

Sobre o facto das peregrinações serem promovidas pela Igreja Católica, ambos os sacerdotes, realçam que “a Igreja não tem fronteiras”.

Quem pretenda participar nas peregrinações gratuitas “Peregrinos por um dia” deve contatar a paróquia de Miranda do Douro, na pessoa do padre Manuel Marques, através dos contatos 912 100 523 | mjlm1952@hotmail.com.

Em alternativa, pode contatar a Delegação para a Religiosidade Popular da Diocese de Zamora, na pessoa do Padre Javier Fresno Campos, através dos contatos 034 606876098 | jfresno2000@yahoo.es

Na peregrinação deste sábado, dia 14 de janeiro, os peregrinos inscritos na paróquia de Miranda do Douro devem estar presentes às 7h30 da manhã, junto à Concatedral, para beneficiarem do transporte gratuito até Alcañices.

Segundo a organização, a caminhada entre Virgen da La Salud, em Alcañices e a Virgen da La Soledad, em Trabazos, tem uma distância de 14,5 quilómetros, pelo que se recomenda a utilização de calçado confortável, roupa adequada para o inverno e água para hidratação.

No final da peregrinação, o almoço convívio é habitualmente realizado num restaurante, onde cada peregrino assume o custo da sua própria refeição.

A iniciativa “Peregrinos por 1 dia” decorre entre os meses de novembro e junho. Ao longo deste período, os peregrinos, portugueses e espanhóis, percorrem, mensalmente, os caminhos que ligam os sete santuários marianos: Nossa Senhora do Naso, Nossa Senhora da Luz e Nossa Senhora da Ribeira, em Portugal; e em Espanha, os santuários da Virgen de La Encarnación, em Villalcampo; Virgen de Arboles, em Carbajales de Alba; Virgen de La Salud, em Alcañices; e Virgen de La Soledad, em Trabazos.

HA

Deixe um comentário