Miranda do Douro: Festival dos Sabores e Saberes Mirandeses é já em janeiro

Nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, o jardim dos Frades Trinos, em Miranda do Douro, vai ser o local do XXIV Festival Sabores e Saberes Mirandeses, um certame dedicado a promover a gastronomia e o artesanato locais e que este ano tem como novidade a antecipação para o mês de janeiro.

Dada a importância das feiras temáticas na dinamização da economia local, este ano, o município de Miranda do Douro, decidiu antecipar o Festival dos Sabores e Saberes Mirandeses para o mês de janeiro, o que segundo, a presidente do município, Helena Barril, se justifica dada a existência de outros certames no mês seguinte, na região.

“Concluímos que o fim-de-semana de 20, 21 e 22 de janeiro é uma data adequada para a realização do festival dos Sabores e Saberes Mirandeses, também porque já se realizou a tradição da matança do porco e o fabrico do fumeiro”, justificou.

Na XXIV edição do certame são esperados cerca de 70 expositores, que para além do fumeiro, vão apresentar ao público outros produtos caraterísticos da Terra de Miranda.

“Queremos dar visibilidade ao que de melhor se produz no concelho e na região, como são os produtos da doçaria tradicional, o azeite, o vinho, os frutos secos, a carne mirandesa, o cordeiro mirandês e também o artesanato, onde se destaca a manufatura da capa de honras mirandesa, recentemente inscrita no inventário do património cultural imaterial”, indicou.

No decorrer dos três dias do festival, estão programadas várias atividades, com destaque para o encontro cinegético e as montarias ao javali, a apresentação de livros, a constante animação musical do evento pelos grupos tradicionais do concelho, as danças dos Pauliteiros de Miranda e a prova de BTT “Pedalando por estes carreirones”.

Sobre as montarias ao javali, agendadas para os dias 21 de janeiro, em Constantim e 22 de janeiro, na Vila Chã da Braciosa, o vice-presidente do município, Nuno Rodrigues adiantou que são esperadas mais de 500 pessoas para participar no encontro cinegético.

“Dada a grande afluência de pessoas para participar nas montarias ao javali, prevemos que as unidades hoteleiras do concelho fiquem cheias durante o fim-de-semana, do Festival de Sabores e Saberes Mirandeses”, indicou.

Outra atividade que vai trazer muito público a Miranda do Douro, na manhã de Domingo, dia 22 de janeiro, é a prova de BTT, organizada pela associação de cicloturismo L’Crenque.

De acordo com o presidente, Álvaro Ferreira, esta coletividade foi fundada em 2004 e ao longo dos anos tem integrado o programa do Festival de Sabores e Saberes Mirandeses.

“Este ano, o passeio BTT tem inscritos 100 participantes e os dois percursos de 30 e 60 quilómetros vão decorrer nas freguesias de Miranda do Douro, Paradela, Ifanes, Póvoa e Malhadas”, informou.

Outra novidade no Festival de Sabores e Saberes Mirandeses deste ano, é a não existência de um espaço de restauração, com o propósito de – justifica o município – encaminhar o público para os vários restaurantes da cidade.

“Queremos que os visitantes conheçam e apreciem a qualidade dos vários restaurantes que existem em Miranda do Douro”, disse a autarca, Helena Barril.

Para atrair a vinda do público ao Festival de Sabores e Saberes Mirandeses, o município informa ainda que realizou uma intensa campanha promocional, em particular, na vizinha Espanha, dado o gosto dos espanhóis pela visita regular a Miranda do Douro.

Após a realização do Festival de Sabores Mirandeses, o município de Miranda do Douro informa que já está a trabalhar na preparação de outros eventos, como é a Feira da Bola Doce, agendada para o mês de abril, no decorrer da Semana Santa.

HA

Deixe um comentário