Miranda do Douro: Cantares dos Reis encheram o miniauditório

Em Miranda do Douro, o Dia de Reis foi celebrado no sábado, dia 7 de janeiro, com um encontro dos grupos corais do concelho, que cantaram as tradicionais músicas de Reis, para o muito público que quis assistir ao espetáculo.

De Sendim, o grupo “Magum” interpretou vários Cantares dos Reis, como a música tradicional “Trigo, Nozes e Marmelada”.

Na abertura do encontro, realizado no miniauditório, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, expressou a sua alegria por ver o miniauditório repleto de gente e agradeceu o empenho dos vários grupos corais em manter viva a tradição de cantar os Reis.

“Que a luz da estrela que outrora guiou os reis magos, também nos ilumine a nós para tomar boas decisões ao longo deste novo ano!”, expressou a autarca.

O espetáculo iniciou-se com a atuação do grupo coral infantil, constituído pelas crianças da Escola Básica (EB1) de Miranda do Douro. Nesta atuação, os petizes, orientados pelo professor de música, Paulo Meirinhos, cantaram as músicas “Cantamos os Reis, não por interesse mas por amizade” e “Trigo, nozes e marmelada”.

No decorrer do encontro, a apresentadora, Zélia Fernandes, sublinhou que na região da Terra de Miranda existem muitas modas tradicionais e Cantares dos Reis, que importa preservar para não caírem no esquecimento.

Em Sendim, um dos grupos que procura salvaguardar este património musical e cultural, é o grupo “Magum”. Constituído em 2017, por homens, mulheres, jovens a adultos, os “Magos” surgiram precisamente para preservar a tradição de cantar os Reis.

Nesta sua atuação em Miranda do Douro, o grupo sendinês cantou “Trigo, Nozes e marmelada”, “Vimos dar as Boas Festas!” e “Eu hei-de dar ao Menino!”.

O espetáculo dos Cantares dos Reis prosseguiu depois com as atuações dos grupos corais da associação Mirandanças, da Universidade Sénior, do grupo de Cantares dos Reis de Duas Igrejas, do Centro Cultural de Sendim, da Banda Filarmónica Mirandesa e concluiu com a interpretação do grupo coral de Palaçoulo.

No final deste encontro, o professor de música e vocalista dos Galandum Galundaina, Paulo Meirinhos, felicitou a organização do evento e sublinhou a importância de cuidar deste património cultural.

“É muito interessante esta iniciativa de incentivar os grupos, das várias localidades do concelho de Miranda do Douro, a manter vivos os cantares e as músicas tradicionais alusivas à festa dos Reis e também de outras festividades”, disse.

Paulo Meirinhos, acrescentou que ao longo do ano, realiza um trabalho similar com as pessoas que participam nas atividades da universidade sénior, em Miranda do Douro.

“Nas aulas da universidade sénior procuramos recuperar e cantar músicas tradicionais das várias localidades da Terra de Miranda”, indicou.

O encontro “Bamos a cantar ls Reis” concluiu-se com uma ceia oferecida pelo município de Miranda do Douro, aos grupos corais e ao público, que assim tiveram a oportunidade de saborear um momento de convívio e confraternização.

HA

Deixe um comentário