EPIFANIA DO SENHOR (SOLENIDADE)

Deus é para todos

Is 60, 1-6 / Slm 71 (72), 2.7-8.10-13 / Ef 3, 2-3a.5-6 / Mt 2, 1-12

Habita-nos o desejo profundo de pertencer, de fazer parte de algo maior do que nós. E vamos encontrando formas de o saciar de diversas formas: na família onde nascemos, no bairro ou cidade onde crescemos, no país em que vivemos, ou até numa opção de vida dadora de sentido, que por vezes é a religião.

A Solenidade da Epifania, que hoje celebramos em Igreja, traz uma novidade que abalou o mundo de então e que ainda hoje nos deve fazer estremecer: Deus vem para todos e estabelece a fraternidade universal. Como nos dizem Paulo e Isaías nas leituras que escutamos, a salvação de Deus dirige-se igualmente a gentios e judeus, é para todas as nações da terra.

Os Magos que saíram do Oriente para conhecer o Rei dos Judeus que acaba de nascer, seguindo o rasto de um fenómeno cósmico, de uma estrela, são os primeiros a romper com as barreiras do sangue e da tribo. Afirmam com clareza, sem palavras e através de gestos, que o Menino que nasce em Nazaré é dádiva para a Humanidade.

E isto deve colocar-nos diante de uma pergunta: quantas vezes excluímos da alegria da comunhão aqueles que nasceram noutro lugar, falam doutra maneira, vestem-se diferentemente ou têm comportamentos que nos parecem estranhos? Quantas vezes tentamos reduzir a fraternidade universal de Jesus, Deus encarnado, ao seleto grupo de pessoas escolhidas por nós?

Nesta Solenidade da Epifania, tenhamos a mesma liberdade e arrojo que os Magos tiveram ao sair de casa atrás de uma estrela e sigamos o Espírito Santo. Deixemos que Ele nos ilumine e nos diga que ressentimentos ou preconceitos são impedimento na construção do Reino. E, acompanhados pela ternura e doçura do nosso Deus, arrisquemos dar o primeiro passo em direção àqueles que empurramos para longe. Quem sabe se não será esse nosso primeiro passo a trazê-los para o caminho da santidade.

Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa

https://www.redemundialdeoracaodopapa.pt/meditacao-diaria/1939

Deixe um comentário