Sendim: Dia de Reis celebrado ao longo de três dias

A partir desta sexta-feira, dia 6 de janeiro, a vila de Sendim vai começar a celebração do Dia de Reis, com os cantares porta a porta pelas ruas da vila, seguida da atuação no Encontro de Cantares em Miranda do Douro, para concluir esta festividade com a participação no evento Dia de Reis, promovido pela comissão de festas de Santa Bárbara.

O Dia de Reis é promovido pela comissão de Festas de Santa Bárbara 2022/20223 e segundo o mordomo, José André, este evento pretende preservar a tradição dos cantares dos Reis.

No tarde de Domingo, a partir das 16h00, para além da atuação dos grupos “Magum” e do Rancho Etnográfico do Centro Cultural de Sendim, a comissão de festas vai servir os “Reis”, ou seja, um lanche, à população de Sendim.

De acordo com Telmo Ramos, o grupo de Cantares dos Reis “Magum” surgiu em 2017, fruto da iniciativa de um grupo de amigos sendineses, que quis preservar esta tradição.

«O grupo é constituído por homens e mulheres, jovens a adultos, que cantam, tocam instrumentos musicais e interpretam vários temas alusivos a esta festividade, como por exemplo: “Trigo, nozes e marmelada, lombo de porco e vitela assada”, “Vinde pastores e magos” e outros temas cantados pelo grupo Quinteto Reis, como o “Ora, vem ver!”, disse.

Segundo Telmo Ramos, a adesão e o entusiasmo dos sendineses pela tradição dos Cantares dos Reis tem vindo a crescer, ainda mais com a introdução de vários instrumentos musicais, como a concertina, as violas, o bombo e a pandeireta.

“Os instrumentos musicais dão mais melodia e animação aos Cantares dos Reis”, justificou.

Sobre a tradição de cantar os Reis, porta a porta pelas ruas de Sendim, Telmo Ramos, adiantou que na sexta-feira, dia 6 de janeiro, também vão cantar em algumas casas da vila.

“No dia de Reis, a 6 de janeiro, vamos cantar em algumas casas. Aí, para além dos cantares, vamos ser presenteados com a oferta de uma merenda, com produtos típicos desta altura do ano, como são as chouriças assadas, as alheiras, o presunto, o bolo rei, as rabanadas, o vinho, jeropiga e licores”, contou.

O outro grupo que vai participar nas celebrações do Dia de Reis, é o Rancho Etnográfico do Centro Cultural de Sendim. Segundo a presidente, Sandra Nobre, o objetivo é preservar esta bonita tradição.

“Na sexta-feira, conjuntamente com o grupo Magum, vamos cantar os Reis, porta a porta, pelas ruas de Sendim. No sábado, vamos participar no Encontro de Cantares de Reis, promovido pelo município de Miranda do Douro. E finalmente, no Domingo, vamos colaborar com a comissão de Festas de Santa Bárbara e cantar os Reis, no pavilhão multiusos de Sendim, para toda a população”, indicou.

No repertório, o Rancho Etnográfico do Centro Cultural de Sendim, que é constituído por muitas crianças, vão cantar músicas dos Reis como o “Corramos com pressa!”, “Oh de casa, nobre gente!” e “Beijai o Menino!”.

Desde que assumiu funções, a mordomia de Santa Bárbara 2022/2023 tem realizado várias atividades, com o objetivo de angariar dinheiro para organizar a festa da padroeira, no próximo dia 13 de agosto, em Sendim.

Segundo o mordomo, José André, nos grandes eventos da vila, como são o festival Intercéltico, a Feira dos Grazes ou a Ronda das Adegas procuram participar de modo a publicitar a festa de Santa Bárbara e a angariar dinheiro com a venda de vários produtos.

“Para além da participação nos grandes certames, a Comissão de Festas de Santa Bárbara organiza ao longo do ano, vários eventos temáticos, como foi a Noite da Francesinha, realizada a 17 de dezembro, no pavilhão multiusos, a qual foi um sucesso, com lotação esgotada”, disse.

HA

Deixe um comentário