SANTA MARIA, MÃE DE DEUS (SOLENIDADE) / DIA MUNDIAL DA PAZ

Mãe, obrigado!

Num 6, 22-27 / Slm 66 (67), 2-3.5-6.8 / Gal 4, 4-7 / Lc 2, 16-21

Maria é a Mãe do nosso Deus. Que diferença faz que Jesus tenha tido uma Mãe? Se imaginamos que um deus todo-poderoso pode fazer tudo o que quiser, ao ponto até de nos obrigar a fazer o que Ele quer, nesse caso não faria falta uma Mãe para o Filho de Deus. Ele poderia «vestir-se» de pessoa, como os deuses da antiguidade. E há dois mil anos, Ele teria descido dos Céus e caminhado pelas nossas ruas, dando ordens e emitindo decretos.

Mas esta não é a nossa história com Deus. Esta não é a história do nosso Deus connosco. O nosso Deus, ao nascer de Maria, arrisca a aventura humana e respeita a dignidade de toda a criatura. O nosso Deus, ao encarnar, veio para iluminar, não para mandar. Ele veio para guiar, não para subjugar a Criação. O nosso Deus é um Deus amoroso e não caprichoso.

O nosso Deus teve Maria diante dos seus olhos desde a sua conceção e esperou o tempo apropriado para lhe fazer um convite que a fez estremecer: ser a Mãe de Deus. Maria ficou inquieta, perturbada. E depois de escutar o anjo Gabriel falar-lhe do poder do Espírito Santo, ela respondeu de forma luminosa: «faça-se em mim a vontade de Deus».

A sua liberdade encontrou-se com a amorosa liberdade de Deus e desse encontro brotou a nossa salvação.

Que diferença faz uma mãe? Na vida de cada um de nós, a mãe é o colo que nos reconforta, o corpo que nos alimenta, a mão que ampara. A mãe é quem acolhe e mostra a cada criança, sem palavras, que o seu sorriso é a candeia que Deus fez brilhar sobre nós.

Na vida de Jesus, Filho de Deus, segunda pessoa da Trindade, ter Maria como Mãe faz d’Ele verdadeiramente nosso irmão, companheiro de itinerário, que aprende tropeçando e se aquece no braseiro de um abraço.

Entremos, como Igreja, nesta Solenidade de Maria, Mãe de Deus. Agradeçamos a vinda deste Deus que arrisca o caminho da humanidade para mostrar a alegria de uma vida bem-aventurada.

Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa

https://www.redemundialdeoracaodopapa.pt/meditacao-diaria/1932

Deixe um comentário