Vimioso: Assembleia municipal aprovou orçamento para 2023

Realizou-se no dia 22 de dezembro, a assembleia municipal de Vimioso, durante a qual foi analisada a obra realizada pelo município no decorrer deste ano e aprovado o orçamento para 2023, o qual mereceu críticas por parte da oposição socialista.

A assembleia municipal decorreu no auditório da Casa da Cultura de Vimioso, onde o executivo liderado por Jorge Fidalgo, recebeu felicitações dos deputados municipais social-democratas, pelo sucesso dos recentes eventos promovidos pelo município de Vimioso, como foram o King of Portugal, a participação do município na INTUR – Feira de Turismo de Valladolid (Espanha), as feiras temáticas de Avelanoso e Carção e a XXI Feira das Artes, Ofícios e Sabores de Vimioso.

O presidente da freguesia de Carção, Daniel Ramos, felicitou também o executivo municipal, pelos avanços no projeto de construção da futura ponte, entre Vimioso e Carção, que permitirá uma melhor ligação à capital de distrito, Bragança.

Sobre este projeto rodoviário, o autarca de Vimioso, Jorge Fidalgo, reiterou que a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, se comprometeu com a construção desta obra, tão necessária para vários concelhos do distrito de Bragança.

“Trata-se de uma obra urgente que é da responsabilidade do governo. Esperamos agora pelo lançamento do concurso da empreitada”, disse.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, referiu-se ainda à transferência de competências na área social para os municípios.

“Vamos abrir concurso para dois lugares no quadro do município de Vimioso, para as funções de assistente social e educador social”, informou.

Relativamente ao orçamento para 2023, aprovado na assembleia municipal de 22 de dezembro, o presidente do município adiantou que a prioridade é concluir os investimentos apoiados pelos fundos comunitários.

“Queremos concluir a nova captação de água [furo artesiano] para abastecer as Termas de Vimioso e a adjudicar mais lotes na zona industrial”, indicou.

Segundo o autarca vimiosense, outra prioridade do município é manter um política social “próxima das pessoas”, dada a vulnerabilidade de alguns estratos sociais.

“Um imperativo é salvaguardar financeiramente o município e aguardar pelos financiamentos do próximo Quadro Comunitário 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, justificou.

A oposição socialista, pela voz do deputado, João Manuel Padrão, criticou as opções do executivo para o orçamento do próximo ano, defendendo que a política implementada não responde às necessidades das pessoas e da economia local.

“O orçamento para 2023 não inclui medidas de captação turística, nem de novos habitantes para o concelho”, criticou.

Referindo-se ao aspeto técnico do orçamento para Vimioso, o deputado socialista, referiu que apresenta “uma redução ao nível das despesas com pessoal e um aumento de contratação de serviços externos”.

“O partido socialista de Vimioso entende que a política para o concelho deve fomentar a fixação de pessoas, proporcionando-lhes oportunidades de emancipação, através de medidas diferenciadas de outros concelhos, como o empreendedorismo, em vez de manter as pessoas dependentes do emprego público”, defendeu.

O jovem deputado socialista criticou que o atual executivo continue a utilizar os recursos que dispõe sempre na mesma direção.

“Este plano orçamental pouco ou nada contribuirá para a melhoria e o desenvolvimento do concelho de Vimioso”, concluiu.

HA

Deixe um comentário