Algoso: Concertos de Natal e presépios comunitários dão vida às aldeias
Na próxima sexta-feira, dia 23 de dezembro, às 21h00, a igreja matriz de Algoso vai ser o palco do primeiro concerto de Natal, integrado na iniciativa “Natal na Unidade Pastoral”, um concerto que vai ser interpretado pelo dueto Ana João e Cristiana, com temas tradicionais transmontanos de Natal.
De acordo com a presidente da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, Cristina Miguel, o concerto de Natal assinala o regresso deste evento musical, após a interrupção forçada por causa da pandemia.
“Desde 2019, por causa das restrições da pandemia, que não realizamos um concerto de Natal em Algoso. Por isso, é com muita alegria que voltamos a embelezar esta época festiva com a música na igreja matriz”, disse.
O concerto de Natal, em Algoso, vai ser interpretado pelo dueto Ana João e Cristiana, que vão utlizar vários instrumentos, como o piano, a guitarra, o violino e a voz.
A professora de música, Ana João, adiantou que o repertório do concerto inclui vários temas tradicionais de Natal.
«Vamos interpretar músicas tradicionais transmontanas, como é o “Beijai o Menino” e outros temas sagrados e profanos”, adiantou.
Nesta época festiva do Natal, a aldeia de Algoso, à semelhança de tantas outras localidades, recebe a visita dos conterrâneos que trabalham noutras regiões do país e dos emigrantes que vivem maioritariamente em países como Espanha, França e Suíça.
Sobre as tradições natalícias que ainda perduram nas aldeias, a presidente da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, Cristina Miguel, referiu-se aos presépios de rua, construídos, comunitariamente, com materiais como a madeira, as rendas ou os cântaros antigos.
O concerto de Natal, em Algoso, agendado para o dia 23 de dezembro, faz parte do ciclo de concertos de Natal, que vão realizar-se também em Caçarelhos (27 de dezembro), Vimioso (28 de dezembro) e Pinelo (30 de dezembro). Esta é uma iniciativa da Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, do município de Vimioso e das freguesias de Algoso, Caçarelhos e Pinelo.
HA