Miranda do Douro: Fórum municipal deu a conhecer as desigualdades existentes no concelho

No dia 14 de dezembro, realizou-se no miniauditório de Miranda do Douro, o “Fórum Municipal – desconstruir estereótipos e construir igualdade”, uma sessão aberta ao público, durante a qual foram sinalizados e discutidos os principais problemas sociais, que afetam a população do concelho de Miranda do Douro.

A apresentação do diagnóstico sobre a realidade social do concelho mirandês, esteve a cargo de Diogo Monteiro, assistente social do município.

“Entre os vários problemas de desigualdade existentes no concelho de Miranda do Douro, identificámos e priorizámos os seguintes: na representação por sexo nas organizações locais, ainda existe uma supremacia dos homens; há também a dificuldade em conciliar a vida profissional, familiar e pessoal, sobretudo para as mulheres, que continuam a desempenhar a maior parte das tarefas domésticas” . indicou.

Outro problema são as respostas à violência contra mulheres e violência doméstica, que amiúde são processos complexos e causa de vergonha, de medo e inibição.

E o quarto problema de desigualdade identificado no concelho de Miranda do Douro é a segregação sexual nas escolhas educativas e no desporto escolar e federado, dada a escassa diversidade nas ofertas.

No decorrer do fórum, realizado no miniauditório, em Miranda do Douro, alguns dos participantes do público, alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, indicaram que a causa destas desigualdades sociais é sobretudo cultural.

“A causa destas desigualdades não é tanto uma questão de género, é sobretudo uma questão de mentalidade. E para mudar mentalidades são precisos séculos!”, referiu a professora Rosa Martins.

Após a sinalização dos problemas que geram desigualdade sociais no concelho de Miranda do Douro, segue-se agora a construção de um plano municipal de ação, em conjunto com a Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT).

“O Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação tem por objetivo minimizar ou solucionar os problemas identificados. Segundo a nossa previsão, esperamos definir o plano até ao final do primeiro trimestre de 2023. Depois disso, segue-se a sua implementação”, adiantou Diogo Monteiro.

O Fórum Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação faz parte da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual” (ENIND), cujo objetivo é construir, de forma participada, um plano municipal para a igualdade e não discriminação.

HA

Deixe um comentário