Vimioso: Feira das Artes, Ofícios e Sabores foi uma montra dos produtos regionais

No decorrer da Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), realizado no pavilhão multiusos de Vimioso, e animados pela música e dança tradicional dos pauliteiros de Miranda, decorreu no sábado, dia 10 de dezembro, a sessão gastronómica “D’Gustar – Provas com Produtos das Terra de Trás-os-Montes”.

No showcooking realizado no decorrer da FAOS, o cozinheiro utilizou quatro produtos do concelho de Vimioso: as compotas, o azeite, o queijo e o mel.

De acordo com o chef António do Rosário, formador no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), de Bragança, este workshop teve como propósito dar a conhecer a qualidade dos produtos transmontanos, certificados com o selo Terras de Trás-os-Montes.

Na sessão realizada no decorrer da FAOS, o cozinheiro utilizou quatro produtos do concelho de Vimioso, como são as compotas, o azeite, o queijo e o mel.

“Oferecemos ao público a oportunidade de degustar as compotas e o azeite de Vimioso. Com o queijo e o mel, preparámos uma entrada de alheira, envolvidos numa massa folhada”, explicou.

Segundo o Chef António do Rosário, em Trás-os-Montes há excelentes produtos.

“Felizmente, nos últimos anos têm surgidos jovens produtores que estão a apostar na qualidade e não na quantidade. E para alcançar a qualidade basta manter a genuinidade dos produtos, Depois, precisamos aprender a comercializar os nossos produtos”, disse.

Na sua visita aos vários expositores da Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) de Vimioso, o cozinheiro que viveu em França, destacou, entre outros produtos, a qualidade dos frutos secos, do pão e do fumeiro.

Para certificar a qualidade dos produtos, Luís Meirinho, técnico de turismo da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT), explicou que os produtores têm que trabalhar no território dos nove concelhos que integram a comunidade intermunicipal.

“Para se obter o selo Terras de Trás-os-Montes há que cumprir uma série de requisitos que atestem que os produtos são originários desta região”, explicou.

Sobre a pertinência de organizar o workshop degustativo no decorrer da FAOS, o técnico de turismo sublinhou que é importante realçar a qualidade dos produtos das Terras de Trás-os-Montes ao público.

O vice-presidente do município de Vimioso, António Santos, expressou a sua alegria por ver a Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), a cada ano mais participada, por produtores e artesãos, pela afluência de público e pela qualidade do evento.

“A Feira das Artes, Ofícios e Sabores iniciou-se no ano 2000, com apenas 18 expositores. E desde então é um certame que tem vindo a evoluir qualitativamente, o que atrai a vinda e a participação de cada vez mais produtores e artesãos”, disse.

Para alcançar esta notoriedade, o autarca destacou as excelentes condições do pavilhão multiusos de Vimioso, que oferece condições ímpares para a realização de eventos comerciais, culturais e desportivos.

HA

Deixe um comentário