Vimioso: Ana Abrunhosa elogiou a XXI Feira das Artes, Ofícios e Sabores

A cerimónia oficial de abertura da XXI Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) de Vimioso, contou com a participação da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no dia 9 de dezembro, e nesta sua visita a governante disse entender os problemas da interioridade e encorajou os vimiosenses a trabalhar pela valorização e promoção do seu concelho.

No palco do pavilhão multiusos, o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, felicitou e agradeceu a visita da ministra, Ana Abrunhosa, bem como das demais personalidades públicas e autarcas que quiseram participar na sessão de abertura deste certame com 21 anos de existência.

O autarca de Vimioso aproveitou a presença da ministra da Coesão Territorial, para reivindicar mais equidade e justiça para o concelho de Vimioso.

“Sabemos que o trabalho da senhora ministra não é tarefa fácil, tais são as assimetrias entre o litoral e o interior do país. Mesmo assim, os munícipes de Vimioso solicitam ao governo a devida justiça no acesso ao ensino secundário. Reivindicamos também melhores acessibilidades, como é a ligação Vimioso – Carção e o acesso à fibra ótica em todas as localidades do concelho”, reivindicou.

Na sua resposta, Ana Abrunhosa, começou por elogiar a organização da XXI Feira das Artes, Ofícios e Sabores de Vimioso, como um evento que promove a cultura e as tradições locais.

“Após a interrupção forçada por causa da pandemia vamos celebrar este recomeço!”, disse.

Referindo-se às reivindicações do autarca de Vimioso, a ministra disse entender as dificuldades de um concelho como o de Vimioso, já que ela própria é uma pessoa do interior, que está atenta a muitos concelhos que vivem situações idênticas de norte a sul do país.

“Perante os desafios da baixa demografia, as populações têm que trabalhar em conjunto na valorização e promoção do seu território. E é importante diversificar as atividades económicas como um modo para fixar a população”, recomendou.

No que diz respeito ao ensino secundário, Ana Abrunhosa, respondeu que os alunos que se veem obrigados a ir estudar para outros concelhos pela inexistência desse ciclo de estudo em Vimioso, têm direito a bolsa de estudo e a alojamento gratuito numa residência escolar.

A ministra referiu-se ainda à ligação Vimioso – Carção e considerou-a uma obra prioritária na região, pelo que efetuou diligências para que sejam destinados fundos europeus excecionais, de modo a assegurar a construção dessa ligação.

A ministra da Coesão Territorial comprometeu-se na construção da ligação Vimioso – Carção.

Relativamente às telecomunicações, a governante assegurou que no decorrer do próximo ano, em 2023, a fibra ótica vai chegar aos territórios do interior do país, como o concelho de Vimioso.

A cerimónia de abertura da FAOS culminou com a homenagem ao saudoso artesão de cobre, Delmino Gonçalves, natural de Vale de Frades, que participou no certame ao longo de 20 anos.

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, foi presenteada com um cesto de escrinhos recheado de produtos locais e um voucher para usufruir dos serviços das Termas de Vimioso.

HA

Deixe um comentário