II DOMINGO DO ADVENTO

Preparar-me para o Natal

Is 11, 1-10 / Slm 71 (72), 2.7-8.12-13.17 / Rom 15, 4-9 / Mt 3, 1-12

Escutar hoje o que João Batista tem para nos dizer pode ser um exercício duro. Para aqueles cuja atenção se fixa, neste tempo de preparação do Natal, nas luzes e nos doces, poderá até ser contraditório. Parece que o austero habitante do deserto, alimentado a gafanhotos e mel silvestre, decidiu estragar-nos a festa.

Traz o Menino Jesus, o doce e gentil bebé de Belém, o juízo à terra? Sim, traz. Mas agora, como há dois mil anos, continua a ser surpreendente a forma como Ele nos chama ao arrependimento e a preparar o caminho do Senhor. Continua a ser nova a forma como a criança nos batiza no fogo.

Atentemos no Menino Jesus no Presépio. Diante da luz que Ele é, que lugar poderá haver para as frases de sombra, para as mentiras? Nenhum, pois onde Deus habita não há engano: Ele é a Verdade. E tudo o que negue a verdade não tem lugar no Presépio.

Diante da fragilidade do Menino, que lugar poderá haver para a violência e para o ataque à vida? Nenhum, porque Ele mesmo é a Vida. E tudo o que negue a vida não tem lugar no Presépio.

Diante da simplicidade do Menino, que lugar poderá haver para ostentações e arrogância? Nenhum, porque Ele mesmo é a humildade. E tudo o que negue a humildade não tem lugar no Presépio.

Tudo o que não tem lugar no Presépio será deitado fora. E aí, como reza o Evangelho noutro lugar, haverá «choro e ranger de dentes». O Senhor é misericordioso, mas não é conivente com aquilo que o negue.

Contrastemos a nossa vida, os nossos hábitos, as nossas palavras, com a luz, a fragilidade e a simplicidade do Presépio. E vejamos como este Menino, com docilidade, limpa a eira e recolhe o que é bom no celeiro. Quanto à palha, aquilo que enche a nossa vida mas não tem lugar no Presépio, se nós deixarmos, Ele queima-a no braseiro do seu amor.

Deixemos que o Senhor venha e entreguemos-lhe tudo. E tomemos o nosso lugar no Presépio, como filhos muito amados.

Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa

https://www.redemundialdeoracaodopapa.pt/meditacao-diaria/1904

Deixe um comentário