Miranda do Douro: Mercado Rural Mirandês antecede o Natal

No fim-de-semana de 3 e 4 de dezembro, Miranda do Douro vai organizar o Mercado Rural Mirandês, um certame anual durante o qual os produtores locais comercializam produtos hortícolas, frutos secos, fumeiro, queijos, mel e a doçaria tradicional, na preparação da época festiva do Natal.

O Mercado Rural Mirandês é uma iniciativa conjunta do município de Miranda do Douro e da Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda – Sabores de Miranda.

De acordo coma presidente da associação, Ana Esteves, esta organização foi criada em 2013, com o objetivo de apoiar os pequenos produtores a escoar os seus produtos.

Na edição deste ano do Mercado Rural Mirandês vão participar 12 produtores, vindos das localidades de Duas Igrejas, Sendim, Malhadas, Aldeia Nova, Miranda do Douro, Fonte Aldeia e Vimioso.

“Os vários produtores vão expor uma grande variedade de produtos regionais, com destaque para a Bola Doce Mirandesa, Folar de Carne, Bola de Carne, Pão, Doçaria Regional, Fumeiro, Mel, Frutos secos, Doces e Compotas, Licores, Vinho, Queijos, Chocolates e afins, manufaturados, Produtos Hortícolas e Fruticultura da Região, em verde ou seco”, indicou.

Segundo Ana Esteves, o público-alvo do certame é a população local e também os visitantes e turistas.





“Nos dias 3 e 4 de dezembro, realiza-se em Miranda do Douro, o seminário dedicado à “Capa de Honras”, pelo que convidamos todos os participantes a visitar o mercado rural mirandês. E dado que no dia 6 de dezembro é feriado em Espanha (Dia da Constituição Espanhola), também prevemos receber a visita dos vizinhos espanhóis no decorrer do mercado rural”, disse.

No sábado e Domingo, o Mercado Rural Mirandês vai funcionar no mercado municipal de Miranda do Douro, entre as 10h00 às 17h00.

Sobre as expetativas para o certame deste ano, Ana Esteves, referiu que a produção de mel, de hortícolas e de fruta sofreu uma acentuada quebra.

“Todos os anos, os produtores trazem para o mercado o excedente da sua produção. Mas este ano, alguns queixam-se de que não têm produtos para comercializar”, disse.

Nestes meses frios de outono/inverno, os produtos mais procurados pelo público no Mercado Rural Mirandês são habitualmente os frutos secos, o fumeiro, o queijo, o pão caseiro e a doçaria tradicional.

“Na doçaria tradicional mirandesa destacam-se os roscos, os dormidos, os sodos e claro, a bola doce mirandesa”, indicou.

Ao longo do fim-de-semana, o Mercado Rural Mirandês vai ser animado musicalmente por grupos de pauliteiros e gaiteiros da Terra de Miranda.

HA

Deixe um comentário