Vinicultura: Vinho de Valpaços foi o grande vencedor do concurso VinDuero-VinDouro 2025
A localidade espanhola de Trabanca (Salamanca) voltou a ser o palco do Concurso Internacional Prémios VinDuero-VinDouro 2025, um certame vinícola que nesta 25ª edição contou com a participação de vinhos portugueses e espanhóis e teve como grande vencedor um vinho transmontano, da região de Valpaços.

O concurso ibérico realiza-se anualmente em Trabanca, uma localidade situada na província de Salamanca, nas Arribas do Douro, uma região propícia para o cultivo da vinha, nas margens do rio.
De acordo com o enólogo e co-gerente da Tanoaria J.M.Gonçalves, Abílio Gonçalves, o Concurso Internacional Prémios VinDuero-VinDouro, é o maior certame ibérico do setor vinícola.
“Os prémios VinDuero-VinDouro visam destacar o vinho como um valioso e representativo produto patrimonial de ambos os lados da fronteira”, começou por dizer.
Segundo a organização, nesta 25ª edição do concurso ibérico foram distinguidos 163 vinhos, sendo que 138 receberam a medalha de ouro e 25 a medalha de prata.
Na edição feminina, 139 vinhos avaliados pelas senhoras, receberam a medalha de ouro.
“O vinho avalia-se pelo aspeto visual, isto é, pela limpidez, pelo aroma e pelo gosto”, explicou Abílio Gonçalves.
O grande vencedor do concurso ibérico deste ano, foi o vinho Quinta do Salvante Vinhas Velhas Tinto 2019, produzido em Valpaços, que recebeu 97,03 pontos. Este vinho transmontano foi descrito como sendo “elegante, fresco, estruturado e complexo” e é produzido em vinhas centenárias, plantadas em solo granítico a 500 metros de altitude.
Segundo os participantes, de ano para ano, o concurso ganha notoriedade pela qualidade dos vinhos apresentados e pelo profissionalismo e rigor da equipa de provadores internacionais.
Sobre as perspectivas vinícolas para o próximo ano, as vindimas que começam neste mês de setembro perspectivam uma ligeira quebra na colheita, mas a qualidade das uvas é considerada “apreciável”.
HA