Vimioso: Seminário dedicado à inovação no interior

Na sexta-feira, dia 8 de dezembro, em Vimioso, aquando da abertura da XXII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) vai realizar-se o seminário “A inovação no interior como fator de competitividade”, um evento que pretende informar sobre como ser empreendedor em territórios de baixa densidade populacional, inspirando-se nos exemplos das termas, do ensino e investigação, da agropecuária e do turismo.

O seminário tem início às 14h30, no auditório do pavilhão multiusos, em Vimioso, onde o presidente da Câmara Municipal, Jorge Fidalgo, tem a missão de dar as boas-vindas aos oradores e abrir a sessão dedicada à inovação no interior.

Ao longo da tarde vão ser abordadas as pespectivas e as inovadoras experiências de trabalho de entidades e empresas, como o IAPMEI, a Prototermas, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a Cooperativa Agropecuária Mirandesa e a empresa turística Glamping Hills.

Cabe à represenante do IAPMEI, Marília Santos, iniciar o seminário com o tema “O papel das incubadoras no Interior”.

De seguida, é a vez da empresa Protermas dar a conhecer de que modo as termas são um fator de inovação no território.

Por sua vez, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), através da professora Vera Lebres vai abordar o papel desta institutição de ensino e investigação, na fixação de pessoas na região e no modo como contribuem para desenvolver projetos inovadores.

No âmbito da agropecuária, cabe ao engenheiro agrónomo e gestor da cooperativa agropecuária Mirandesa, Nuno Paulo, expor de que modo as raças autóctones da região também são um fator de inovação e desenvolvimento local e regional.

Por fim, no turismo, a empresa Glamping Hills, mediante o testemunho do engenheiro, João Madureira, vai explicar as razões de sucesso deste empreendimento turístico, localizado na aldeia de Santa Comba de Rossas (Bragança).

De acordo com a vereadora do município de Vimioso, Carina Lopes, o objetivo do seminário “Inovação no Interior como Fator de Competitividade” é proporcionar ao público e às empresas, mais conhecimento e incentivos para investir e desenvolver atividades de negócio nos territórios do interior, como é o caso do concelho de Vimioso.

“Convidámos várias personalidades ligadas ao IAPMEI, a incubadoras, ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a empresas para realizarem uma conferência dedicada ao tema na inovação no interior, porque acreditamos que na nossa região há oportunidades que devem ser exploradas e aproveitadas”, justificou.

O seminário “Inovação no Interior como Fator de Competitividade” é uma iniciativa do município de Vimioso, que conta com a colaboração da Incubadora 3INT – Incubadora para a Inovação do Interior e Negócios Transfronteiriços, sediada em Vimioso.

HA

Deixe um comentário