Vimioso: Semana Santa anuncia a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus
De 13 a 20 de abril, a Semana Santa, na Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, no concelho de Vimioso e na localidade de São Pedro da Silva, é celebrada com procissões, a dramatização da Paixão de Cristo, Ceia do Senhor e o Lava Pés, adoração da Santa Cruz, Vigília Pascal, a Missa de Páscoa e as visitas pascais para anunciar a ressurreição de Jesus.

A Igreja Católica iniciou a 13 de abril, a Semana Santa, com a celebração do Domingo de Ramos, momento central do ano litúrgico, que recorda a prisão, julgamento e morte de Jesus.
Para viver esta semana maior do calendário católico, a Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, preparou um programa de celebrações nas várias comunidades paroquiais de Algoso, Angueira, Avelanoso, Caçarelhos, Campo de Víboras, Pinelo, Sáo Pedro da Silva, Vale de Frades, Vilar Seco, Vimioso e Uva.
Entre as celebrações, destaque para o “Auto da Paixão de Cristo”, agendado para o serão de 16 de abril, na igreja matriz de Vimioso. Este espetáculo de teatro religioso, tem a duração de cerca de três horas e retrata os momentos dramáticos vida de Jesus Cristo, como a recriação da Última Ceia, o Lava-pés, a entrada de Jesus em Jerusalém e a Crucifixão, Morte e Ressurreição.
No Tríduo Pascal, os três dias que começam com a Quinta-Feira Santa, celebra-se a missa vespertina da Ceia do Senhor e o Lava-pés, seguida da procissão do Senhor dos Passos ou da Carreira do Senhor.
Na Sexta- Santa, celebra-se em várias localidades da unidade pastoral, a Adoração da Santa Cruz.
No Sábado Santo, na igreja matriz de Vimioso realiza-se a vigília pascal. E em Algoso celebra-se o peregrinação noturna à capela de Nossa Senhora da Assunção, no castelo, para celebrar o Sábado de Aleluia.
No Domingo de Páscoa celebra-se a Missa da Ressurreição do Senhor. E realizam-se as tradicionais visitais ou compassos pascais para anunciar a Ressurreição de Jesus.
HA