Vimioso: Projeto “A Hora dos Superquinas” proporcionou o exercício em jogos lúdicos
Na manhã de 20 de junho, o estádio municipal de Vimioso acolheu mais de uma centena de crianças, para participarem no Encontro “A Hora dos Superquinas”, um projeto desportivo da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que tem como objetivo desenvolver o gosto dos mais novos pela atividade física através dos jogos lúdicos.
Ao longo da manhã, cerca de 100 alunos do 1º ciclo e das Férias Desportivas do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) participaram em seis jogos lúdicos, instalados no campo de futebol do Estádio municipal, em Vimioso
De acordo com a vereadora, Carina Lopes, o município de Vimioso acolheu positivamente o projeto “A Hora dos Superquinas”, com o objetivo de incutir nos alunos do Agrupamento de Escolas, o gosto pela prática de exercício físico.
“Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) e visa proporcionar às crianças atividades físicas diversificadas para além do futebol, assim como a moderação no uso das novas tecnologias e o desenvolvimento do espírito de equipa”, explicou.
Segundo o professor de educação física, Henrique Miranda, a mais valia do projeto “A Hora dos Superquinas” é a diversidade de exercícios físicos e de jogos realizados em grupo, que o programa proporciona às crianças.
“É muito importante proporcionar às crianças atividades físicas que os desliguem dos jogos dos telemóveis. A mais valia deste programa de educação física é a diversidade de jogos propostos, que é muito estimulante para os mais novos”, destacou o docente.
Susana Madureira, da Associação de Futebol de Bragança (AFB), explicou que o Encontro “A Hora dos Superquinas” é um projeto de atividade física desenvolvido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que surge no âmbito da candidatura de Portugal à organização do Mundial de Futebol 2030.
“Esta iniciativa científica foi pensada pelo professor Carlos Neto e outros investigadores e visa promover o desenvolvimento físico das crianças. O projeto “A Hora dos Superquinas” está a ser implementado pelas Associações de Futebol, distritais e regionais, no 1º ciclo de ensino básico, mais concretamente no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s)”, acrescentou.
Segundo a Associação de Futebol de Bragança (AFB), o projeto está a ser implementado em 21 escolas, dos 12 municípios, envolvendo no total 2020 alunos e 46 professores.
Para tal, os docentes recebem formação específica para desenvolver as atividades, os exercícios e os jogos, que constam no manual, que pode ser consultado no site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
“É um projeto que nos deixa muito orgulhosos pelo facto de estar a ser implementado em todos os municípios do distrito de Bragança. Na verdade, as crianças brincam, jogam, divertem-se e crescem saudáveis. No próximo ano, prevemos que haja ainda uma maior adesão de outras escolas, ao projeto A Hora dos Superquinas”, avançou a responsável pela comunicação da AFB.
Em Vimioso, “A Hora dos Superquinas” foi o 10º encontro realizado no distrito de Bragança, faltando ainda realizar os encontros em Miranda do Douro (21 de junho) e em Vila Flor.
HA