Vimioso: Município apresentou o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-5G)

No dia 1 de abril, o presidente do município de Vimioso, António Santos Vaz, apresentou o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 5G), no valor de 560 mil euros, que vai ser implementado do concelho até abril de 2029, com a finalidade de inverter o défice demográfico, apoiar os idosos e fomentar a criação de emprego.

A apresentação do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 5G) decorreu nas instalações do pavilhão multiusos de Vimioso, onde o presidente do município de Vimioso, António Santos Vaz, indicou que no concelho as maiores vulnerabilidades sociais são o défice demográfico, o envelhecimento, o desemprego e a pobreza infantil.

“O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 5G) visa reforçar as respostas sociais já existentes no concelho de Vimioso, como é Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) do município de Vimioso, a equipa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o projeto Radar Social”, indicou.

A Câmara Municipal de Vimioso assume o papel de Entidade Promotora Local do CLDS 5G, sendo que a Entidade Gestora é a CoraNE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina.

A coordenadora da CoraNE, Luísa Pires, explicou que o programa desenvolve-se em três eixos estratégicos: 1- Emprego, formação e qualificação; 2-Promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade; e 3- Desenvolvimento social, capacitação comunitária, intervenção em contextos de emergência social.

“O objetivo é reforçar as respostas locais, prevenir e combater a exclusão social e quebrar ciclos intergeracionais de pobreza. Nos concelhos de Vinhais, Bragança, Vimioso e Miranda do Douro, um dos problemas sociais que exige maior atenção é a promoção do envelhecimento ativo e dinamizar ações contra o isolamento da população”, indicou.

Em Vimioso, o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 5G) iniciou-se a 1 de abril e vai ser desenvolvida ao longo de quatro anos, ou seja, até abril de 2029.

A equipa do CLDS 5G, em Vimioso, é constituída por um coordenador e dois técnicos, com formação nas áreas da psicologia, serviço social e economia, que vão trabalhar em articulação com as estruturas locais existentes.

HA

Deixe um comentário