Vimioso: King of Portugal com 70 equipas de toda a Europa
De 24 a 27 de setembro, Vimioso volta a ser o circuito do “King of Portugal”, uma prova de todo-o-terreno motorizado que nesta X edição, conta com 70 equipas, de 12 nacionalidades, entre as quais os vimiosenses “Alimentação Vara” e a “Pensão Russo”, de Mogadouro/Sendim.
O diretor do King of Portugal, José Rui Santos, indicou que nesta X edição da prova de todo-o-terreno participam equipas de Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, País de Gales, Irlanda, Alemanha, Bélgica, Holanda, Suécia e Israel.
Tal como nas edições anteriores, a corrida de todo-o-terreno realiza-se nas quatro categorias de carros: Unlimited, Legends, Modificados e UTV.
“As novidades do X King of Portugal são a maior distância do circuito e uma nova maneira de ultrapassar a zona difícil dos Ovos de Dinossauro, com grandes rochedos. Este ano, cabe aos pilotos decidir se circulam nessa zona de obstáculos ou preferem ir pelo trajeto mais longo”, explicou o diretor da prova.

Na apresentação do X King of Portugal, o presidente do município de Vimioso, António Santos, destacou a grande afluência de público que todos os anos vem a Vimioso, para acompanhar a prova motorizada de todo-o-terreno.
“No concelho de Vimioso existe uma orografia propícia para o desporto motorizado e o King of Portugal é uma das provas mais conceituadas a nível europeu. Com a vinda de tantas equipas e de milhares de aficionados do todo-o-terreno, ao longo desta semana há um significativo retorno económico e turístico para os vários setores de atividade económica no concelho e na região, como são a hotelaria, o alojamento local, a restauração, o comércio e os serviços”, justificou o autarca vimiosense.
A competição do X King of Portugal começou esta quinta-feira, dia 25 de setembro, com o prólogo de 4,3 quilómetros, sendo que a partida e meta do circuito está instalada no mercado do gado, em Vimioso. A participação dos 70 carros, nas várias categorias, leva a que o prólogo se estenda até ao final da tarde. O campeão do King of Portugal de 2024, Emanuel Costa, foi a primeiro a arrancar para o prólogo.
Na manhã de sexta-feira, dia 26 de setembro, inicia-se a primeira etapa do King of Portugal, num circuito com 41,5 quilómetros. Nesta primeira etapa, os carros da categoria Unlimited, a mais potente, têm que realizar cinco voltas ao circuito, num tempo máximo de 5 horas. Nas outras categorias, Legends, Modificados e UTV, os pilotos e co-pilotos têm que realizar três voltas ao circuito, num tempo máximo de 3 horas.
Na 2ª e última etapa do King of Portugal, agendada para sábado, dia 27 de setembtro, os carros das várias categorias vão rodar num circuito de 28,66 quilómetros. Neste trajeto, os Unlimted têm que realizar quatro voltas, num tempo máximo de 4 horas. Já os Legends, Modificados e UTV têm por objetivo realizar três voltas ao circuito de quase 29 quilómetros, num tempo máximo de três horas.
Entre as 70 equipas que correm na X edição do King of Portugal, destacam-se duas equipas da região: a Team Alimentação Vara e a Team Pensão Russo, que vão correr na categoria Modificados.
O piloto Luís Vara, acompanhado de Flávio Fernandes, ambos naturais de Vimioso, participam pela terceira vez no King of Portugal.
“Somos aficionados do desporto de todo-o-terreno e com a realização desta prova internacional em casa, em Vimioso, fazemos questão de participar. Não é barato, mas com a ajuda dos patrocínios conseguimos realizar esta proeza de competir entre os melhores carros e pilotos nacionais e internacionais”, disse o piloto vimiosense, Luís Vara.
Da equipa Pensão Russo, o piloto, Guillaume Rodrigues, natural de Mogadouro, participa juntamente, com o co-piloto, Luís Santiago, de Sendim, pela segunda vez, no King of Portugal.
“Dada a nossa paixão pelo desporto motorizado de todo-o-terreno, gostamos de participar no King of Portugal pela adrenalina e pelo convívio com os outras equipas. Ao longo do ano, participamos em passeios de todo-o-terreno no distrito de Bragança e o King of Portugal, em Vimioso, é a prova rainha. O nosso objetivo nesta corrida é concluir a prova na melhor classificação possível, dentro da nossa categoria de Modificados”, disse o piloto, natural de Mogadouro.

Anualmente, o King of Portugal é coorganizado pelo Clube NorteX4, o município de Vimioso, o motoclube “Os Furões”, a Federação Porquês do Automóvel e Karting (FPAK) e a prova conta com o patrocínicio de várias empresas.



























































HA