Vimioso: III Semana para a Saúde e Bem Estar proporciona consultas médicas gratuitas

Está a decorrer em Vimioso, nos dias 27 e 28 de junho, a III Semana para a Saúde e Bem Estar Dr. José Joaquim de Moura, uma iniciativa conjunta do município de Vimioso e da Cruz Vermelha Portuguesa, que tem como finalidade proporcionar melhores cuidados de saúde à população do concelho.

Segundo o programa, no dia 27 de junho, realizam-se no pavilhão gimnodesporivo do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), consultas médicas gratuitas, nas especialidades de medicina dentária, optomoetria/ rastreio visual, nutrição, podologia e psicologia.

Sobre a pertinência destas consultas médicas, a vereadora do município de Vimioso, Carina Lopes, adiantou que foram selecionadas especialidades, às quais a população não tem no dia-a-dia, facilidade de acesso.

No dia 28 de junho, a III Semana da Saúde e Bem Estar prossegue no auditório do pavilhão multiusos, com uma ação de informação, que segundo a autarca Carina Lopes, pretende esclarecer os utentes sobre questões úteis no âmbito da saúde.

«Na ação de informação, uma das intervenções está a cargo do Centro de Saúde de Vimioso e tem o sugestivo tema “Que respostas?”. Nesta intervenção, um profissional de enfermagem vai informar a população sobre os vários cuidados que são prestados no Centro de Saúde de Vimioso e esclarecer sobre como aceder a determinadas consultas de especialidade”, adiantou.

A Semana para a Saúde e Bem Estar Dr. José Joaquim de Moura foi criada em 2022, com os propósitos de partilhar conhecimentos e capacitar as instituições e a comunidade local, na promoção da saúde.  

O médico, Dr. José Joaquim de Moura, que deu o nome ao Centro de Saúde de Vimioso, exerceu a profissão no concelho vimiosense de 1896 até ao final da vida, destacando-se em áreas como a medicina comunitária, a higiene pública, a literacia para a saúde, os direitos de género e outros assuntos de importância social.

A Semana para a Saúde e Bem Estar é uma iniciativa conjunta da Cruz Vermelha Portuguesa e do município de Vimioso, que conta com o apoio do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

HA

Deixe um comentário