Vimioso: Festival de Folclore animou a Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS)
A XXII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), em Vimioso, encerrou no passado Domingo, dia 10 de dezembro, com a realização do X Festival de Folclore da Castanha, um evento cultural que animou a feira com as cantigas e danças dos ranchos de Vimioso, Ponte de Lima e São Salvador de Árvore (Vila do Conde).
Nesta X edição, o festival de folclore contou com a participação Rancho Folclórico de Vimioso, do Grupo Cultural e Recreativo de Ponte de Lima e do Rancho Folclórico de São Salvador de Árvore (Vila do Conde).
Na abertura do festival, o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, destacou uma vez mais o contributo do Rancho Folclórico local na preservação e divulgação dos cantares e danças locais.
“O Rancho Folclórico de Vimioso é o maior “embaixador” do concelho vimiosense, ao levar a cultura transmontana a tantos lugares do país e do estrangeiro e ao atrair a vinda a Vimioso, de outros grupos congéneres”, enalteceu.
Consciente da responsabilidade de representar o concelho, a presidente da Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV), Elisabete Fidalgo, destacou que estes festivais de folclore são oportunidades de enriquecimento cultural.
“Ao visitar outras regiões e ao sermos visitados por outros grupos folclóricos, dá-se um encontro de pessoas e uma troca de culturas, a vários níveis: na música e instrumentos musicais, nas coreografias da dança e nos trajes típicos da cada região. E estes encontros também são oportunidades para aprender e evoluir como grupo tradicional”, explicou.
Após as atuações dos vários grupos, seguiu-se o concurso de Doçaria da Castanha, um evento integrado na Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), com o objetivo de consciencializar a população para a importância da castanha na economia e gastronomia locais.
HA