Vimioso: Festa em honra de Santo Antão

A vila de Vimioso volta a celebrar no fim-de-semana de 18 e 19 de maio, a tradicional Festa em honra de Santo Antão, um santo que viveu nos séculos III e IV e é considerado o pai dos monges.

Tal como no ano anterior, a festividade em honra de Santo Antão inicia-se no sábado, dia 18 de maio, com a realização do jogo tradicional do “Fito”. Esta competição local serve também de apuramento para o 3º Campeonato de Jogos Tradicionais de Trás-os-Montes.

A noite de sábado é animada com a atuação do grupo musical Triângulo.

Na manhã de Domingo, dia 19 de maio, celebra-se às 11h30, a missa solene em honra de São Sebastião, seguida da procissão e da benção dos animais e das máquinas agrícolas.

Na tarde de Domingo, a festa prossegue com a realização do jogo tradicional da “Raiola”.

A organização da Festa em honra de Santo Antão é uma inciativa da comissão de festas, constituída por populares da vila, que conta com os apoios da Freguesia de Vimioso e da Câmara Municipal de Vimioso.

Liturgicamente, a Igreja celebra a festa de Santo Antão, no dia 17 de janeiro. 

O conhecimento da vida deste santo deveu-se a santo Atanásio, Bispo de Alexandria, no Egito. Segundo o bispo, santo Antão terá vivido entre os séculos III e IV e é considerado o pai dos monges. 

Sendo filho de pais ricos, abandonou o conforto das riquezas e foi morar no deserto. Aí, dedicou-se à oração, ao trabalho e à leitura da Sagrada Escritura. 

Santo Antão anunciava a todas as pessoas a importância da perseverança, como caminho para uma maior união a Deus e aos irmãos e irmãs. 

Segundo o relato de santo Atanásio, santo Antão morreu perto do mar Vermelho, aos 105 anos de idade. Foi um homem de Deus, que desde a juventude até a idade avançada, conservou o entusiasmo da fé.

HA

Deixe um comentário