Vimioso: Feira de Artes Ofícios e Sabores no fim-de-semana de 6, 7 e 8 de dezembro
Na véspera de Natal, a XXIII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) de Vimioso, agendada para o fim-de-semana de 6, 7 e 8 de dezembro, tem como novidades os espetáculos musicais de Sara Correia, Nuno Ribeiro e Augusto Canário, a inauguração do centro interpretativo do lobo ibérico e uma quinta pedagógica cinegética.
A FAOS é a feira na vila de Vimioso, que atinge maior notoriedade pela diversidade de expositores e a qualidade dos produtos apresentados, mas também pelas várias atividades paralelas que atraem a vinda de muito público.
O presidente do município de Vimioso, António Santos, adiantou que o certame deste ano vai contar com com uma centena de expositores, o que permite promover e comercializar os produtos locais e regionais.
“Iniciada em 2001, a Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) de Vimioso realizou-se no pavilhão da escola e começou com 28 agricultores e artesãos. O objetivo era divulgar e comercializar o que de melhor se fazia no concelho e assim apoiar os produtores locais”, recordou o autarca, António Santos.
Nesta XXIII edição, a Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) de Vimioso vai iniciar-se com uma palestra dedicada ao “Turismo de Natureza: potencial no concelho de Vimioso”. A sessão está agendada para o início da tarde de sexta-feira, dia 6 de dezembro, na Escola do Lobo Ibérico, em Vale de Frades, onde está também programada a inauguração do Centro Interpretativo no Lobo Ibérico.
De regresso a Vimioso, segue-se a abertura oficial da feira, numa cerimónia que será animada musicalmente pela Banda Filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (A.H.B.V.V.). Esta coletividade vimiosense vai depois atuar no concerto da fadista Sara Correia.
No dia seguinte, sábado, dia 7 de dezembro, os destaques são a montaria ao javali, o passeio motorizado todo-o-terreno “No trilho dos furões”, o concurso da doçaria da castanha e o concerto de “Nuno Ribeiro”.
No Domingo, último dia do certame, o programa da feira inclui uma montaria feminina ao javali, em Algoso; os passeios pedestre e de Bicicleta todo-o-terreno (BTT); o XI Festival de Folclore da Castanha e o concerto de “Augusto Canário”.
No decorrer dos três dias do certame, ocorre simultaneamente o Festival Posta Mirandesa, uma iniciativa conjunta do município de Vimioso e da Cooperativa Agropecuária Mirandesa.
“No recinto da feira vai funcionar um restaurante, onde é possível degustar a excecional qualidade da carne mirandesa, proveniente da raça de bovinos autóctone desta região”, informa o município.
Dada a proximidade do Natal, o público que visita a Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), em Vimioso, aproveita o certame para comprar alguns presentes. Com o propósito de facilitar a vinda das pessoas à feira, em Vimioso, o município e as freguesias do concelho vão disponibilizar transporte, de ida e volta, às populações.
Para convidar o público espanhol, o município de Vimioso volta a investir na divulgação do evento em Espanha, recorrendo, por exemplo, à rádio de Zamora.
“Dada a proximidade geográfica, aproveitámos a nossa recente participação na INTUR – Feira Internacional de Turismo do Interior, que decorreu de 14 a 17 de novembro, em Valladolid (Espanha) para divulgar as Termas e a Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS)”, indicou a vice-presidente do município de Vimioso, Carina Lopes.
Na organização da XXIII Feira de Artes, Ofícios e Sabores, o município de Vimioso avança que vai investir cerca de 190 mil euros.
HA