Vimioso: Estudantes de medicina realizam rastreios à população do concelho

Nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, a população do concelho de Vimioso vai receber a visita de estudantes de medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), do Porto, no âmbito da campanha “Med On Tour”, uma iniciativa que visa realizar rastreios gratuitos a várias doenças e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudáveis.

De acordo com a Associação de Estudantes do ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar), da Universidade do Porto (UP), o “Med on Tour” é a maior campanha de rastreios gratuitos de saúde, realizada por estudantes de medicina, em Portugal.

Segundo dados avançados pelo ICBAS, no ano passado, mais de 100 estudantes participaram nesta campanha, que decorreu em 16 municípios. Para além dos rastreios, os jovens estudantes de medicina também realizaram palestras sobre temas de saúde nas escolas.

Para a autarquia de Vimioso, esta iniciativa que vai realizar-se nas 22 localidades do concelho, tem como mais valias “a proximidade à população, o acompanhamento médico e a sensibilização para comportamentos responsáveis pela saúde”, referiu a vereadora, Carina Lopes.

No concelho de Vimioso, a campanha vai iniciar-se no dia 16 de fevereiro, sexta-feira, às, 9h00, nas aldeias de Vale de Algoso, Mora, Vila Chã, Serapicos, São Joanico e Angueira. À tarde, os rastreios vão ser realizados no auditório da Casa da Cultura, em Vimioso.

No sábado, dia 17, as consultas médicas vão iniciar-se às 9h30 nas localidades da Matela, Junqueira, Avinhó, Santulhão, Vale de Pena e Pinelo. Durante a tarde, a equipa do “Med on tour” vai prestar assistência a partir das 14h30, às populações de Carção, Argozelo, Vale de Frades e Avelanoso.

Finalmente, na manhã de Domingo, dia 18, os rastreios gratuitos à diabetes, à hipertensão arterial e á obesidade terão início às 9h30, nas localidades de Algoso, Uva, Campo de Víboras, Caçarelhos e Vilar Seco.

Segundo a Associação de Estudantes do ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar), com esta iniciativa os jovens estudantes de medicina também pretendem agir contra o abandono do interior do país, vítima de sucessivas desigualdades e carência de oportunidades de desenvolvimento.

“Esta atividade promove o contacto dos estudantes com as populações de aldeias, vilas e cidades do interior de Portugal, aproximando assim as pessoas aos cuidados de saúde e contribuindo para formar melhores médicos”, justifica o ICBAS.

Numa perspetiva futura, o “Med On Tour” poderá converter-se numa oportunidade para atrair e fixar os futuros jovens médicos, dado que possibilita um melhor conhecimento da realidade de cada município.

HA

Deixe um comentário