Vimioso: Dom Nuno Almeida concluiu a visita pastoral com apelos ao “amor e ao perdão”

No Domingo, dia 23 de fevereiro, D. Nuno Almeida concluiu a visita à Unidade Pastoral de Senhora da Visitação, onde presidiu à eucaristia dominical, na igreja matriz de Vimioso, tendo apelado ao perdão para que o amor circule nas várias comunidades.

A celebração religiosa iniciou-se com a concentração e paramentação dos estandartes e cruzes das várias comunidades paroquiais, na capela da Misericórida, em Vimioso, seguida da procissão para a igreja matriz.

A eucaristia dominical foi presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, tendo sido transmitida para todo o país pela Rádio Renascença, a emissora católica portuguesa.

No início da celebração o pároco local, padre Rufino Xavier, agradeceu a visita pastoral do bispo diocesano e a realização da I Assembleia Geral da Unidade Pastoral.

Na homília, o bispo diocesano começou por pedir às várias comunidades da Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, orações pelo Papa Francisco, que se encontra hospitalizado.

Depois, inspirado pelo evangelho, Dom Nuno Almeida, realçou que “o amor de Deus é sem medida e gratuito”.

“Na medida em que nos deixarmos amar por Deus, também cada um de nós aprende a amar como Ele: sem medida. E isto só é possível através da oração, da amizade e intimidade com Jesus”, encorajou.

Invocando o exemplo da leiga, Chiara Lubich, precursora do Movimento dos Focolares, o bispo de Bragança-Miranda ensinou que amar é uma arte e o perdão também é essencial, para que o amor circule nas comunidades.

“Perdoar faz-nos bem! Todos somos pecadores perdoados! Viver do rancor, ressentimento e ódio é um veneno. O amor é o único tratamento adequado para as feriadas do nosso coração!”, disse Dom Nuno Almeida.

No encerramento da visita à Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, o bispo de Bragança-Miranda, animou as várias comunidades a serem semeadores de alegria, neste ano jubilar dedicado à Esperança.

No final da celebração, Dom Nuno Almeida foi presenteado pelo município de Vimioso com um salva de prata, em sinal de gratidão pela visita às várias comunidades paroquiais.

HA

Deixe um comentário