Vimioso: D. Nuno Almeida trouxe alegria ao encontro de idosos
O município de Vimioso organizou no Domingo, dia 30 de junho, a Festa da Alegria – XVII Encontro de Idosos, um evento anual que nesta edição contou com a participação 700 pessoas e o convidado, D. Nuno Almeida, bispo da diocese de Bragança-Miranda, que presidiu à Eucaristia Dominical.
O encontro, em Vimioso, reuniu 700 pessoas, vindas das 10 freguesias do concelho e das sete instituições de solidariedade social (IPSS’s): a Santa Casa da Misericórdia de Vimioso, a Santa Casa da Misericórdia de Algoso, a Santa Casa da Misericórdia de Santulhão, o Lar Paroquial de Avelanoso, o Lar Paroquial de Pinelo, o Lar Paroquial de Carção e o Lar Paroquial de Argozelo.
Após o acolhimento, seguiu-se a celebração da Eucaristia Dominical, presidida pelo bispo da diocese de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida.
Inspirado pelo Evangelho do XIII Domingo do Tempo Comum, o bispo diocesano afirmou que cada crente também tem a possibilidade de “tocar” Jesus, através da leitura e meditação da Sagrada Escritura, do sacramento da Eucaristia e na atenção e caridade para com os irmãos.
“Jesus vê o nosso coração e conhece os nossos sofrimentos, anseios e desejos de amar e ser amados. E é no encontro, coração a coração, que se realiza a cura, a salvação e se gera vida!”, disse.
Dom Nuno Almeida, que completou a 25 de junho, o primeiro ano como bispo da diocese de Bragança-Miranda, acrescentou que “o caminho da felicidade consiste em seguir e aprender com Jesus, a ter um coração que acolhe e escuta os anseios de quem está ao nosso lado”.
A celebração foi animada musicalmente pela banda filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (A.H.B.V.V.) e contou ainda com a participação de várias pessoas idosas, no momento do ofertório.
No final da celebração, o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, agradeceu a participação de todas as pessoas vindas das 22 localidades do concelho.
“A Festa da Alegria não é a festa dos velhos nem dos idosos. É a festa de todos os vimiosenses! E hoje, esta festa é ainda mais especial pela participação do Sr. Bispo, D. Nuno Almeida. Esta festa anual é também uma homenagem a todos os que aqui vivem, trabalharam e trabalham na construção deste concelho e também aos que já partiram para Deus”, disse.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, destacou ainda o trabalho das pessoas que acompanham e cuidam das pessoas idosas nas instituições sociais e no apoio domiciliário.
Da freguesia e da Santa Casa da Misericórdia de Algoso participaram na Festa da Alegria cerca de 80 pessoas. A presidente de União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, Cristina Miguel, revelou que este evento anual é uma oportunidade de convívio e de reencontro entre a população do concelho.
“Para quem vive nos lares das instituições, a Festa da Alegria é uma oportunidade de sair da rotina e de vir ao encontro de outras pessoas, muitas delas amigos e conhecidos, mas que vivem noutras localidades do concelho. E este reencontro é mesmo uma festa e uma alegria!”, disse.
Da localidade e do lar da Santa Casa da Misericórdia de Santulhão vieram até Vimioso, meia centena de pessoas. O presidente da freguesia de Santulhão, Jorge Gonçalves, sublinhou que a Festa da Alegria é um momento muito aguardado pela população de Santulhão.
“A Festa da Alegria é um acontecimento que gera muita expetativa nas pessoas idosas e nem a idade avançada as impede de querer participar! E este encontro acaba por juntar todas as gerações: crianças, jovens, adultos e idosos”, disse.
Após a eucaristia e o almoço convívio, o XVII Encontro de idosos, em Vimioso, prosseguiu durante a tarde de Domingo com a animação musical do grupo Charango e as danças do Rancho Folclórico de Vimioso.
HA