Vimioso: Conselho Raiano “Gestão do território e ameaças ambientais”

No próximo sábado, dia 15 de junho, a Rionor – Rede Ibérica Ocidental para uma Nova Ordenação Raiana vai organizar em Vimioso, um novo Conselho Raiano, desta vez dedicado ao tema da “Gestão do território e ameaças ambientais”.

O encontro vai decorrer entre as 14h30 e as 21h00, no auditório do pavilhão multiusos, em Vimioso e vai contar com a participação de secretário de Estado da Administração Local, Hernâni Dias.

No Conselho Raiano vão participar ainda o presidente do Município de Vimioso, Jorge Fidalgo, o presidente da Rionor, Francisco Alves, o Alcaide de Alcañices, David Carrion, entre outras personalidades.

De acordo com um comunicado da RIONOR, este novo Conselho Raiano pretende discutir a gestão dos territórios transfronteiriços e as causas de calamidades comuns, como os incêndios. No encontro transfronteiriço, pretende-se também abordar a possibilidade de políticas comuns que possam combater ou mitigar os efeitos devastadores.

O programa do Conselho Raiano deste ano compreende duas Mesas Redondas:

MESA 1 – Rumo a um novo modelo de gestão integral do território transfronteiriço: a reinvenção da aldeia e as relações com o ambiente.

MESA 2 – Ferramentas para a ação pública avançar em direção a um novo paradigma de assentamento. Necessidades legislativas e recursos materiais ao serviço da gestão integral do território.

Para participar no Conselho Raiano é obrigatória a inscrição.

No encerramento dos trabalhos está previsto um Porto de Honra e de confraternização com a degustação de produtos raianos, uma oferta da Câmara Municipal de Vimioso.

Em 2023, a RIONOR organizou um Conselho Raiano dedicado ao tema do regresso da Ferrovia em Trás-os-Montes e a Ligação a Espanha.

Os Conselhos raianos são uma inciativa anual da associação Rionor – Rede Ibérica Ocidental para uma Nova Ordenação Raiana. Este ano, a iniciativa é coorganizada com o Centro de Ciência Viva de Bragança, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e os Municípios de Bragança e de Vimioso.

HA

Deixe um comentário