Vimioso: “Alimentação Vara” e “Pensão Russo” foram 5º e 7º classificados no King of Portugal
No X King of Portugal, que decorreu em Vimioso de 24 a 27 de setembro, as equipas “Alimentação Vara” e “Pensão Russo” alcançaram os 5º e 7º lugares, respetivamente, nos carros modificados, uma classificação que poderia ter sido ainda melhor, se não fosse o muito pó, que se levantou no circuito ao longo dos três dias da prova.
No final da prova, as duas equipas da região “Alimentação Vara” e “Pensão Russo” estavam satisfeitos com as prestações, na corrida dos carros “Modificados”. A equipa do Nissan Patrol, Luís Vara e Flávio Fernandes, alcançou o 5º lugar na categoria modificados, tendo realizado quatro voltas, em 5 horas 18 minutos 53 segundos.
“Este ano, a maior dificuldade do King of Portugal foi a constante poeira que dificultou muito a visibilidade e obrigou a andar mais devagar. Na última volta tivemos um furo, o que nos obrigou a reduzir muito a velocidade para chegar à meta. Apesar do todo-o-terreno ser um desporto muito caro, decidimos voltar a participar na prova porque se realiza em Vimioso, a nossa terra”, disse o piloto vimiosense.

Na equipa “Pensão Russo”, Guillaume Rodrigues e Luís Santiago, ao volante de um Land Rover, alcançaram o 7º lugar, na categoria “Modificados”, tendo realizado quatro voltas ao circuito, em 5 horas 21 minutos.
“Estamos muito satisfeitos com a nosso desempenho no X King of Portugal. Não houve avarias no carro, que é o mais importante. Com a experiência vamos melhorando o nosso desempenho. Esta prova em Vimioso é espetacular porque o circuito é longo, tem muitos e diferentes obstáculos para ultrapassar e exige uma grande resistência quer aos carros, quer aos pilotos”, disse o piloto mogadourense.
Outra equipa da região, a GR Team 4×4, formada pelo piloto, Paulo Afonso e o co-piloto, Paulo Cameirão, em Nissan Patrol, concluíram o X King of Portugal, com duas voltas realizadas, num tempo de 3 horas 3 minutos e 6 segundos, sendo-lhes atribuído o 14º lugar na classificação dos modificados.
Na categoria Unlimted, os vencedores foram novamente a dupla, Emanuel Costa e Ricardo Silva, num carro Jimmy’s Dragon, ao concluírem a prova com 6 voltas ao circuito, num tempo de 6 horas 4 minutos e 35 segundos.
Também nesta categoria, o piloto, André Henriques, natural de Mangualde, foi um dos participantes no X King of Portugal, mas viu-se obrigado a abandonar a competição devido a uma avaria na caixa de velocidades do carro. Ainda assim, o piloto português, elogiou a prova de todo-o-tereno em Vimioso.
“Na minha opinião, Vimioso dispõe das melhores condições singulares para a prática do desporto motorizado de todo-o-terreno. Paralelamente `^a competição este ambiente natural é uma região muito bonita para descansar, contemplar a natureza e degustar a excelente gastronomia local”, disse.

Entre o público que veio a Vimioso para acompanhar o espétáculo do todo-o-terreno motorizado, destaque para os muitos aficionados espanhóis. Foi o caso de Pilar Juan, que veio da capital espanhola, Madrid, para acompanhar a equipa Auto Extreme 4×4, que participou no X King of Portugal, na categoria Unlimited.
“A nossa equipa participa no King of Portugal desde 2013. Esta competição é uma das provas mais duras e impressionantes da Europa, que testa até ao limite a resistência das máquinas e a destreza e a capacidade física dos pilotos”, disse a jovem espanhola.
Sobre a estadia na vila de Vimioso, a visitante espanhola elogiou a simpatia, a generosidade e a hospitalidade dos vimiosenses.
O King of Portugal realiza-se em Vimioso desde 2013 e nesta X edição participaram 70 equipas, de 12 nacionalidades, nas categorias de carros: Unlimited, Legends, Modificados e UTV.
Anualmente, o King of Portugal é coorganizado pelo Clube NorteX4, o município de Vimioso, o motoclube “Os Furões”, a Federação Portuguesa do Automóvel e Karting (FPAK).

















































HA