Vimioso: Agrupamento de Escolas (AEV) inaugurou a nova biblioteca escolar

O Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) inaugurou a 6 de janeiro, a nova biblioteca escolar, equipada com 500 novos livros, mobiliário e equipamento tecnológico, o que oferece aos alunos melhores condições de estudo para a aprendizagem e a aquisição de conhecimentos.

O projeto da nova biblioteca escolar teve um custo de seis mil euros financiados pela autarquia de Vimioso. As obras implicaram a total remodelação de uma sala e a instalação de mobiliário e equipamento tecnológico: um projetor e quatro computadores.

Outra novidade na nova biblioteca escolar foi a aquisição de 500 livros, para assinalar o 500º aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões.

“Os 500 livros são transversais a todas as áreas do conhecimento, desde a História, Geografia, Línguas e outros ramos de saber e foram adquiridos para reforçar o espólio já existente no Agrupamento de Escolas de Vimioso”, explicou o professor Licínio Martins.

Sobre as estratégias de incentivo à leitura implementadas neste agrupamento, Licínio Martins indicou que cabe aos professores das várias disciplinas, nomeadamente em língua portuguesa, em conjunto com a biblioteca escolar e a oficina de leitura e escrita, desenvolver atividades para incutir hábitos de leitura nos alunos.

Com a inauguração da nova biblioteca escola, o professor Licínio Martins concluiu o mandato de quatro anos (2020 a 2024) como sub-diretor do AEV. Numa autoavaliação ao trabalho realizado, o docente indicou que apesar de “algumas contrariedades e influências externas”, a equipa diretiva tornou a instituição de ensino mais apetrechada de mobiliário e equipamento tecnológico moderno.

“A taxas de abandono escolar e retenção foram nulas, o que nos deixa muito satisfeitos. A nível distrital, nos exames nacionais conseguimos colocar os nossos alunos com bons resultados. E o sucesso dos nossos alunos é o melhor reconhecimento para o AEV”, disse.

Aos novos órgãos de gestão do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), eleitos para o quadriénio 2024-2029, o professor Licínio Martins endereçou votos de solidariedade e de bom trabalho.

A inauguração da biblioteca escolar contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Vimioso, da vereadora da Educação, de representantes do Agrupamento de Vimioso, da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura, dos professores, dos pais e alunos.

A inauguração concluiu-se com um Porto de Honra e um momento de convívio.

HA

Deixe um comentário