Vimioso: Açude de Pena Menina armazena 80 milhões de litros de água
Em Vimioso, está praticamente concluído o alteamento do açude de Pena Menina, uma obra indispensável para o armazenamento e o abastecimento de água às populações da vila e de outras localidades do concelho e que atualmente permite armazenar 80 milhões de litros de água.
Na sequencia da preocupante seca que assolou o país, em 2022, o município de Vimioso decidiu elevar o açude de Pena Menina, no rio Angueira, de modo a aumentar o volume de retenção de água.
“A água armazenada neste açude abastece, por conduta, a vila de Vimioso, assim como as localidades de Campo de Víboras, Vale de Algoso e Algoso. E através do transporte por cisterna são ainda abastecidas outras localidades do concelho”, informou o presidente do município de Vimioso, António Santos.
Os trabalhos de elevação do açude tiveram um custo total de 500 mil euros, sendo que 40% do investimento foi financiado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e os outros 60% pela autarquia vimiosense.
“No decurso dos trabalhos houve necessidade de reforçar o investimento, dado que o alteamento do açude exigiu um reforço em betão e em pedra, assim como a construção de um canal e um caminho de acesso”, indicou.
Com a elevação, o açude de Pena Menina, no rio Angueira, tem agora capacidade para armazenar 80 mil metros cúbicos de água ou seja, 80 milhões de litros de água.
O presidente do município de Vimioso, António Santos, indicou que a obra está praticamente concluída e no decorrer deste ano vai ser entregue e inaugurada.
Questionado sobre se o concelho de Vimioso dispõe agora das condições indispensáveis para armazenar e abastecer de água às populações, o autarca, António Santos, respondeu com cautela.
“Atualmente, a água é um bem essencial e um recurso que urge preservar. Com este objetivo, o município já está a elaborar novos estudos para que a água que atravessa o concelho de Vimioso, através dos rios Angueira, Maçãs e Sabor, seja devidamente aproveitada”, avançou.
A propósito do aproveitamento da água, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) defende que é necessário apostar cada vez mais na poupança deste recurso através de sistemas mais eficientes e da reutilização de águas para usos não potáveis.
HA