Vimioso: «A leitura é imprescindível para adquirir qualquer saber» – Jorge Gonçalves, diretor do AEV
De 31 de março até 4 de abril está a decorrer no Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), a Semana da Leitura, com a organização de várias atividades, como teatro, caminhada ambiental, recitação de poemas e várias apresentações que procuram incutir nos alunos o interesse e o gosto pela leitura.

O diretor do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), Jorge Gonçalves, explicou que esta iniciativa é organizada pela Biblioteca Escolar do AEV e faz parte do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
“A Feira do Livro antecedeu a Semana de Leitura. O programa desta semana inclui atividades de promoção da leitura como o teatro, declamações de poemas, uma caminhada, jogos e várias apresentações. Para despertar o interesse dos mais novos pela leitura, também são convidados os encarregados de educação, vários escritores e os próprios professores e alunos dos 2º e 3º ciclos organizam atividades para os mais novos”, indicou.
No dia 2 de abril, o destaque da Semana de Leitura, em Vimioso, é a caminhada ambiental entre as localidades de Carção e Santulhão. No decorrer desta atividade, os alunos do AEV vão recitar poemas e cantar letras de músicas para as populações e em especial, para as pessoas que vivem no lar de Santulhão.
Sobre a importância da leitura, o diretor do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), Jorge Gonçalves, indicou que o acto de ler é essecial para o desenvolvimento cognitivo e inteletual das crianças e jovens.
“É através da leitura que os alunos acedem e interpretam os conteúdos dos vários ramos do saber, desde a língua portuguesa, a história, a geografia até à matemática. A leitura é por isso, imprescindível para adquirir qualquer saber”, concluiu.
De acordo com o Plano Nacional de Leitura, as bibliotecas escolares associaram-se a esta iniciativa desde a primeira edição (em 2007), constituindo-se como as grandes impulsionadoras da leitura nas escolas.
HA