Vilar Seco: Alargamento da estrada municipal

Estão a decorrer na freguesia de Vilar Seco, no concelho de Vimioso, obras de requalificação e alargamento da estrada municipal nº 569, uma intervenção que visa facilitar o acesso à aldeia e às localidades vizinhas do concelho de Miranda do Douro.

De acordo com o presidente do município de Vimioso, António Santos, a obra foi ajudicada a 30 de outubro de 2024 e o prazo de execução é de 120 dias, pelo que se prevê que a estrada municipal esteja concluída no mês de maio.

“A requalificação e alargamento dos três quilómetros de estrada, desde o cruzamento da estrada nacional 218 até à localidade de Vilar Seco, implica a limpeza e compactação das bermas, seguida da colocação de brita para o posterior asfaltamento. Esta obra está orçada em cerca de 300 mil euros”, informou.

O objetivo desta intervenção na estrada municipal é facilitar o acesso à aldeia de Vilar Seco e às localidades vizinhas do concelho de Miranda do Douro, como São Pedro da Silva, Águas Vivas, Palaçoulo ou Duas Igrejas.

Para o presidente de freguesia de Vila Seco, Manuel Emílio João, esta é uma obra necessária para a localidade, onde vivem permanentemente uma centena de residentes.

“Numa primeira fase, os trabalhos de requalificação da estrada nº 569 realizam-se entre o cruzamento da estrada nacional 218 até à localidade de Vilar Seco. Posteriormente, a segunda fase da obra será entre Vilar Seco e o cruzamento da Cruz das Antas, em direção a São Pedro da Silva, Águas Vivas e Duas Igrejas”, indicou.

Outras obras previstas na localidade de Vilar Seco são arranjos urbanísticos dentro da aldeia e o melhoramento de ruas, com a colocação de paralelepípedos em granito.

A freguesia de Vilar Seco, pertencente ao concelho de Vimioso, está situada em pleno planalto mirandês e a população local desenvolve atividades em setores como a agricultura e a pecuária, serralharia civil, carpintaria e artesanato.

HA

Deixe um comentário