Uva: II Festa dos Pombais a 20 de julho

A aldeia de Uva volta a organizar no dia 20 de julho, a II Festa dos Pombais, um evento que pretende dar a conhecer o património arquitetónico, natural e cultural desta aldeia do concelho de Vimioso, onde existem mais de 40 pombais.

“A aldeia de Uva possui um património edificado único no nordeste transmontano, mais de 40 pombais, estruturas da arquitetura vernacular fortemente ligadas à comunidade, à cultura e à conservação da natureza, a maioria dos quais localizados no perímetro da aldeia”, indica, em comunicado, a União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva.

O programa da festa inclui percursos interpretativos e visitas guiadas aos pombais, um mercado tradicional e gastronómico, animação de rua, jogos, teatro, oficinas para crianças, espetáculos musicais, contadores de histórias, artesanato e a apresentação do livro “Memórias dos Pombais”.

A II Festa dos Pombais é uma iniciativa conjunta da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva e da Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, que conta com os apoios do município de Vimioso e da Comissão de Festas de Uva 2024/2025.

De acordo com a presidente da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, Cristina Miguel, o o evento pretende destacar a singularidade da aldeia de Uva e atrair a visita de todos os públicos, em particular das famílias com crianças e jovens.

“No sábado, dia 20 de julho, a Festa dos Pombais inicia-se logo pela manhã, com o Passeio Interpretativo aos Pombais Tradicionais, seguido de uma Oficina para crianças de Reboco em Terra. Também para os mais novos, ao longo do evento estão programadas outras atividades como os jogos tradicionais, contadores de histórias e teatro”, destacou.

Segundo a organização, as famílias e visitantes que pretendam visitar a Festa dos Pombais, em Uva, têm a possibilidade de almoçar e jantar no Mercado Artesanato & Gastronomia.

Do programa, destaca-se: 

Passeio Interpretativo aos Pombais Tradicionais - Visita guiada | A omnipresença dos pombais tradicionais salta à vista de quem percorre a paisagem transmontana, mas as dúvidas que surgem sobre estas estruturas raramente são esclarecidas: Porque têm diferentes formas? Para que é que servem? Quem os construiu? Venha saber mais sobre estas questões e levantar muitas outras que vão despertar ainda mais o interesse por este património rural único.
 

Lançamento do livro “Memórias dos Pombais”, editado pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural. Nesta obra, foram guardadas e trabalhadas as memórias de muitas pessoas que criaram com a terra laços de sustento e que partilharam connosco a forma como a sua história se cruza com a dos pombais tradicionais. Ouvimos as vozes de Uva, no concelho de Vimioso, a aldeia dos pombais, cuja alvura nos convida à visita. Um trabalho de recolha único.
 

Jogos do Hélder - Jogos Tradicionais | Os Jogos do Hélder são jogos tradicionais que levam todos os miúdos (e graúdos) a ganharem amigos, sorrisos e ideias. São jogos simples, mas educativos, que estimulam a coordenação motora, a destreza, o cálculo e a criatividade. Universais e generosos, são um convite ao desafio da descoberta.
 

Contos na Eira - Contadores de histórias tradicionais | Os Contos na Eira são um grupo de contadores de histórias que se tem dedicado ao estudo, preservação e divulgação da Tradição Oral Portuguesa. Revelam ao público, crianças e adultos, os contos, lengalengas, cantigas, adivinhas, preces, provérbios e ditos da tradição oral portuguesa, inspirados em recolhas realizadas por estudiosos como Teófilo Braga, Adolfo Coelho, Alexandre Parafita e Isabel Cardigos, entre outros. Para re(viver) o ambiente das eiras de antigamente.
 

Menina d'Uva - Visita à adega | Menina d’Uva é um projeto criado por Aline Domingues, em 2017, quando, vinda de França, voltou à terra dos seus pais, Uva, no Planalto Mirandês. Trocou Paris por uma vida simples, rural, que sempre a atraiu, com o objetivo de cuidar e de partilhar o maravilhoso património vitícola da região. Da vinha à adega, descubra o melhor néctar vínico da região.

Fonte: Lusa, Palombar e HA

Deixe um comentário