Uva: Festa dos Pombais consolidou-se

A III Festa dos Pombais registou no sábado, dia 5 de julho, a afluência de centenas de pessoas à aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, interessadas em participar num evento cultural, que a par da descoberta do património rural aí existente, como são os 40 pombais, ofereceu ainda aos visitantes teatro, artesanato, produtos locais, gastronomia, música e convívio.

A presidente da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, Cristina Miguel, indicou que a Festa dos Pombais já é uma marca cultural da aldeia de Uva e justificou que a consolidação do evento deve-se à qualidade e variedade do programa.

“Foi um dia cheio de atividades, que agradaram a vários públicos e que começou claro está, com a visita guiada aos pombais, agora totalmente recuperados. Ao longo do dia, a música, o teatro e as oficinas deliciaram as crianças. Por outro lado, a abertura do mercado tradicional, com 30 artesãos e produtores locais trouxe variedade e movimento à aldeia. Destaco também, a animação de rua proporcionada pela música dos gaiteiros e os jogos tradicionais”, destacou a autarca.

Outra novidade na 3ª edição da Festa dos Pombais foi a apresentação, numa antiga curralada, do projeto vídeo “Coletivo Field”, sobre a relação entre o homem e o pombo.

Ao longo do dia de sábado, em Uva, o público teve a oportunidade de almoçar e jantar ao ar livre e deliciar-se com uma ementa também variada, que incluía caldo verde, bifanas, bacalhau à brás, javali no pote, entre outras iguarias.

No âmbito musical, os destaques da Festa dos Pombais foram o momento “De l praino à estrela”, interpretado por Susana Ruano e Julieta Silva, o concerto do grupo Terra Livre e a atuação do DJ Kapitano.

No final da festa, a presidente da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, Cristina Miguel, agradeceu a coorganização da Palombar e o apoio financeiro e logístico do município de Vimioso.

“Graças ao trabalho da Palombar e dos grupos de voluntários internacionais, os 40 pombais da aldeia de Uva já estão totalmente recuperados. Seguem-se agora os pombais existentes na União de Freguesias de Algoso e Campo de Víboras. E posteriormente, os pombais existentes no concelho de Vimioso”, indicou a autarca.

HA | Fotos: João Anes




Deixe um comentário