Uva: Festa do Migrante propicia o encontro e convívio
Neste mês de agosto e com o propósito dar as boas vindas aos (e)migrantes, a aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, celebra no sábado, dia 9 de agosto, a Festa do Migrante, um evento que começa com uma celebração religiosa, seguida de um almoço convívio e uma tarde recreativa.

A presidente da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, Cristina Miguel, indicou que no mês de agosto, a aldeia de Uva, à semelhança de tantas outras localidades, recebe a visita de um número significativo de migrantes e emigrantes, que trabalham noutras localidades do país e também no estrangeiro como França, Espanha e Suíça.
“Em Uva, esta festa dos migrantes começou com convívios espontâneos entre a população residente e os recém-chegados (e)migrantes. Depois a fábrica da Igreja da Paróquia de Santa Marinha, a comissão de festas e a freguesia local associaram-se a esta iniciativa”, informou a autarca.
No sábado, dia 9 de agosto, a Festa do Migrante, em Uva, começa às 9h30 da manhã, com uma procissão pelas ruas da aldeia em direção à igreja do Divino Santo Cristo, onde se celebra a missa ao ar livre.
“As grandes festas da aldeia de Uva são a celebração do Divino Santo Cristo, no mês de maio e a festa em honra da padroeira, Santa Marinha, a 18 de julho. Esta festa do Migrante visa celebrar a fé e também rezar pelos habitantes de Uva já falecidos”, informou.
Após a celebração religiosa, a comissão de festas e a freguesia de Uva organizam na Casa do Povo, um almoço convívio entre a população residente e os convidados (e)migrantes.
“Vamos presentear os (e)migrantes com uma ementa feita com a caça da região, nomeadamente um estufado de javali e vitela assada no forno”, indicou, Cristina Miguel.
Na aldeia de Uva, a festa do Migrante prossegue durante a tarde de sábado, com a animação musical dos gaiteiros e às 18h00 está programada a “Caminhada do pôr do sol”.
A Festa do Migrante é uma iniciativa conjunta da Comissão da Fábrica da Igreja da Paróquia de Santa Marinha de Uva e da Freguesia de Uva e que conta com a colaboração dacomissão de festas e da associação local Palombar.
HA