Turismo: Edificação do Hotel Vila Galé Mirandum
O grupo Vila Galé prevê abrir 12 novos hotéis, seis em Portugal e seis no Brasil, num investimento estimado de 210 milhões de euros, sendo que uma das novas unidades hoteleiras, o Hotel Vila Galé Collection Mirandum, em Miranda do Douro, está prestes a iniciar as obras de edificação.

O presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, informou que em Portugal, entre os seis novos hotéis, está o futuro Vila Galé Collection Mirandum, em Miranda do Douro, um empreendimento de 16 milhões de euros, que após a conclusão em 2028, terá capacidade para 100 quartos.
Sobre este novo hotel em Miranda dom Douro, o vereador do município, Vitor Bernardo, referiu que o processo de alvará de licenciamento para a edificação da obra, está em fase final de aprovação.
“Concluídos os trabalhos de terraplanagem, o início das obras de edificação do Hotel Vila Galé Collection Mirandum está para muito breve, dado que a 4 de fevereiro foi emitido pelo município de Miranda do Douro, o alvará de obras de edificação”, disse o autarca.
O município de Miranda do Douro informou ainda, que estão a realizar diligências junto das empresas Engidouro e a E-Redes para deslocalizar e soterrar as linhas elétricas de média tensão, existentes no lugar da construção do futuro hotel.
Com um prazo de construção de 18 meses, o vereador, Vitor Bernardo, sublinhou a significativa afluência de trabalhadores que o concelho de Miranda do Douro vai receber neste período de tempo, para a construção da nova unidade hoteleira.
“Durante aproximadamente dois anos, Miranda do Douro vai acolher muitos trabalhadores, desde engenheiros, arquitetos, operários de construção civil, empreiteiros, etc., o que só por si traz um significativo retorno económico e social para a cidade e o concelho de Miranda do Douro”, antevê, Vitor Bernardo.
Após a conclusão da obra, o Hotel Vila Galé Mirandum (4 estrelas), vai disponibilizar entre outras valências, 100 quartos, restaurante, ginásio, piscina interior e exterior, spa, solário, sala de massagens, parque aquático, parque infantil, campo de padel, recinto polidesportivo, sala de reuniões, centro de congressos e outros espaços de lazer.
O grupo Vila Galé Hotéis prevê que, numa primeira fase, sejam criados 40 novos postos de trabalho diretos na cidade de Miranda do Douro.

Aquando da apresentação do projeto, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, mostrou-se convicta de que este novo empreendimento turístico vai ser uma alavanca estrutural para o desenvolvimento do concelho, pois os hotéis Vila Galé atraem um público de segmento médio/alto.
“Em Miranda do Douro, o Hotel Vila Galé Collection Mirandum não vai prejudicar os empresários já existentes do setor, pois a nova unidade hoteleira destina-se a outro segmento de público”, afirmou a autarca de Miranda do Douro.
No território nacional, o grupo hoteleiro vai inaugurar ainda os seguintes hotéis: Vila Galé Collection Paço Real de Caxias (Oeiras), com 120 quartos, num investimento de 16 milhões de euros e abertura prevista em 2027; o Vila Galé Collection Lisboa, no Palácio Almada Carvalhais (Largo do Conde Barão em Lisboa), com 110 quartos, 35 milhões de euros de investimento; o Vila Galé Collection Tejo, na Golegã, com 116 quartos e 15 milhões de investimento; e o Vila Galé Collection Penacova, para o primeiro trimestre desse ano, que terá 84 quartos e vai custar 14 milhões de euros.
“Vamos também reforçar a nossa presença nos Açores, desta vez na ilha Terceira”, anunciou ainda Jorge Rebelo de Almeida, referindo-se ao Vila Galé Collection Terceira, uma unidade de 106 quartos, 16 milhões de investimento, para a abrir em 2028.
No Brasil, o grupo Vila Galé está a concluir a construção de dois hotéis, o Vila Galé Collection São Luís, em São Luís do Maranhão e o Vila Galé Collection Maranhão, com 51 e 43 quartos, respetivamente.

Fonte: HA e Lusa