Turismo: Milhares de visitantes para festejar as amendoeiras em flor
Até ao final do mês de março, os municípios do Douro Superior esperam milhares de visitantes nas festividades das Amendoeiras em Flor, um espetáculo natural que anima a economia rural da região.
Nos vales dos rios Maçãs, Sabor, Tua, Côa e Douro, as amendoeiras estarão cobertas de flor, dando um colorido branco e rosa que marca o fim do tempo invernoso.
No Douro Superior, os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Moncorvo, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro promovem um vasto programa de atividades que se prolonga durante o mês de março, com muita música, atividades desportivas, de cultura e lazer.
Fora do âmbito deste território, também os concelhos de Alfândega da Fé e Vila Flor, inseridos na terra quente transmontana, elaboraram os próprios programas que decorrem por esta altura do ano.
O concelho de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, é um dos que mais aposta nestas festividades da Amendoeira em Flor e desta vez a CP e o município renovaram uma parceria “bem-sucedida em 2023” para promover o território que junta o turismo ferroviário e a cultura.
De acordo com este município, o investimento este ano rondará 300 mil euros nas festividades da Amendoeira em Flor, afirmando fonte da autarquia que o retorno será bem maior porque esta iniciativa mexe com toda a economia do concelho e são esperados milhares de visitantes de todo o país e do estrangeiro.
Nos dias 24 e 25 de fevereiro, e 2 e 3 de março, Freixo de Espada à Cinta volta a afirmar-se como “Capital da Amendoeira em Flor”, com a realização, pelo 3.º ano consecutivo, da Feira da Amendoeira em Flor, um tradicional evento do concelho que foi totalmente renovado, apresentando agora traços de modernidade, sempre salvaguardando o respeito pela tradição.
Ao longo de dois fins de semana, “todos os caminhos seguem em direção à vila mais manuelina de Portugal, que apresenta uma excelente programação para celebrar a beleza das Amendoeiras em Flor”, indicou o município em comunicado.
Já em Torre de Moncorvo, e de acordo com a programação publicada no ‘site’ oficial deste município, as festividades têm início a 09 de março e terminam no dia 31 e o destaque vai para o mercadinho da Amendoeira em Flor, Rota da Pipas e Matança do Porco e o Festival Gastronómico da Churra da Terra Quente, tudo isto por entre caminhadas e apresentação de livros.
De acordo o município mirandês, “este é já um evento de referência na região que pretende desenvolver, apoiar e reforçar a competitividade dos produtos tradicionais e locais, desde o artesanato, a doçaria e as raças autóctones (Vitela Mirandesa, Cordeiro de Raça Churra Galega Mirandesa, porco e seus derivados)”.
Aproveitando os tons brancos e rosa da paisagem natural que atraem os turistas a este território, cada um dos concelhos envolvidos faz as suas apostas culturais e gastronómicas para os cativar.
Para as autarquias promotoras destas iniciativas, a música, a gastronomia, o desporto e diversos certames de produtos tradicionais são os ingredientes para que os meses fevereiro e março sejam “de excelência” neste território que abrange os distritos de Bragança e da Guarda.
Fonte: Lusa; Fotos: HA