Todo-o-Terreno: Pensão Russo participou na prova “Glaudius”

No fim-de-semana de 18 e 19 de maio, a equipa Pensão Russo/ Off Road Projet, participou no Gladius, uma prova internacional de todo-o-terreno 4×4, que decorreu em Freixo de Espada à Cinta, tendo alcançado o sexto lugar, na categoria “Modificados”.

Em outubro de 2023, a equipa Pensão Russo/ Off Road Projet já havia participado noutra prova de todo-o-terreno, o King of Portugal, em Vimioso. Sobre a diferença entre as duas provas, Luís Santiago, disse que a prova em Vimioso já está bem desenvolvida, enquanto que em Freixo de Espada-à-Cinta a prova motorizada realizou-se pela primeira vez.

“Em Vimioso, ao longo das oito edições do King of Portugal, a organização teve a oportunidade de ir melhorando a pista e o evento desportivo. Por sua vez, em Freixo de Espada-à-Cinta, nesta primeira prova, a organização viu-se obrigada a cortar troços por causa do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI). Nas próximas edições, acredito que a prova vai ser cada vez melhor”, disse.

No Glaudius, a dupla Guillaume Rodrigues e Luís Santiago, ficaram no sexto lugar, na categoria “Modificados”. Na mesma categoria, a equipa de Vimioso, Alimentación Vara, alacançou o 3º lugar do pódio.

Luís Santiago, o copiloto sendinês, mostrou-se algo inconformado com a classificação, pois foram prejudicados por uma avaria elétrica no automóvel, no decorrer do segundo dia da prova.

“No segundo dia, quando já tínhamos realizado quatro voltas à pista, tivemos uma avaria elétrica, que nos obrigou a parar. Ainda assim, estamos satisfeitos pelo ritmo e a prestação que demonstrámos na prova”, disse.

Na vila de Freixo de Espada-à-Cinta, a prova de todo-o-terreno decorreu também na antiga pista de motocross e reuniu 36 equipas, algumas delas internacionais. Dada a afluência de público, confirmou-se que o desporto motorizado também é um modo de promover o turismo.

“Nos dois dias da prova motorizada e nas zonas mais técnicas da pista, houve concentração de muito público, na ordem das 3 mil pessoas. Para além disso, o staff das próprias equipas é constituído por várias pessoas, o que trouxe um grande dinamismo económico aos setores do alojamento, da restauração e do comércio na vila de Freixo”, indicou.

Na competição, Luís Santiago, destacou ainda o companheirismo, a entreajuda e saudável convivência entre as pessoas das equipas.

Questionado, sobre a possibilidade de realizar uma prova de de todo-o-terreno em Sendim, Luís Santiago, adiantou que tal só é possível nas freguesias de Atenor e Teixeira.

“Nas arribas do Douro não é possível, dado que é uma área protegida do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI). A realização de uma prova de todo-o-terreno, que exige uma pista com uma distância de 25 quilómetros, só seria possível na parte norte de Sendim, mais concretamente nas freguesias de Atenor e Teixeira”, indicou.

O a prova “Glaudius” foi organizada pelo Clube NorteX4 e contou com o apoio do município de Freixo de Espada-à-Cinta.

HA

Foto 2: Município de Freixo de Espada-à-Cinta

Deixe um comentário