Sociedade: Francisco Pinto Balsemão (1937-2025)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou Francisco Pinto Balsemão como um “visionário, pioneiro” e “uma das personalidades mais marcantes dos últimos sessenta anos em Portugal”.

Francisco Pinto Balsemão nasceu a 1 de setembro de 1937, em Lisboa. Estudou Direito na Universidade de Lisboa e iniciou a sua atividade profissional como jornalista no Diário Popular, na década de 1960. Foi fundador do jornal Expresso em 1973, quando tinha 35 anos. 

Na política, fundou o PSD, com Francisco Sá Carneiro e Joaquim Magalhães Mota, tendo sido primeiro-ministro entre 1981 e 1983.

Como empresário, em 1992, fundou o primeiro canal de televisão privado em Portugal, a SIC.

Francisco Pinto Balsemão faleceu a 21 de outubro, aos 88 anos.

Pinto Balsemão era membro do Conselho de Estado, órgão de consulta do Presidente da República. 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirma que se perdeu uma das principais personalidades do país nos últimos 60 anos e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou que o Governo pretende declarar um dia de luto nacional.

“Visionário, pioneiro, criativo, determinado, batalhador, democrata, social-democrata, europeísta e atlantista, esteve em quase todos os combates de meados dos anos sessenta até hoje. Portugal não o esquece. Portugal nunca o esquecerá”, lê-se numa nota do chefe de Estado publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

Fonte: Lusa e RTP | Imagem: Presidência da República

Deixe um comentário