Silva: Celebrou-se a festa em honra do padroeiro São Pedro
Comummente conhecida por “São Pedro da Silva”, esta aldeia do concelho de Miranda do Douro, pertencente à Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, celebrou no Domingo, dia 29 de junho, a festa em honra de São Pedro, padroeiro da localidade, com a missa solene e a procissão, seguida de um jantar convívio, animado pela música de um grupo concertinas.
A festa anual celebra-se a 29 de junho, na solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo, dois homens que pela sua fidelidade a Jesus Cristo se tornaram figuras maiores da Igreja Católica.
Na homília da missa celebrada na igreja paroquial de Silva, o pároco, Rufino Xavier, lembrou que São Pedro foi o primeiro Papa ou líder da igreja nascente. À Igreja e a Pedro é confiado o poder das chaves, isto é, de interpretar as palavras de Jesus, de adaptar os ensinamentos de Jesus aos atuais desafios do mundo e de acolher na comunidade todos aqueles que aderem à proposta de salvação que Jesus oferece.
“E vós, quem dizeis que Eu sou?” – pergunta Jesus aos discípulos.
Quem é Cristo para mim? Pedro e Paulo responderam entregando toda a sua vida. Como eles, só podemos ser discípulos missionários, na fidelidade à Pessoa de Cristo. Isso deve acontecer em Igreja, em comunidade, em família, em casa, no emprego, na escola, na rua, no prédio, nos acontecimentos sociais, nas situações de periferia onde somos chamados a testemunhar que Cristo está vivo.
Em Silva, após a eucaristia, seguiu-se a procissão com a imagem de São Pedro pelas ruas da localidade.
Ao final da tarde, a freguesia local presenteou a população com um almoço convívio, animado pelo grupo de concertinas de Bragança.












HA e Ecclesia