Sendim: XI Festival Ibérico de Pauliteiros com convidados de León (Espanha) e Santarém

Como já é tradição, o Festival Ibérico de Pauliteiros dá início às festas da vila de Sendim, no dia 3 de agosto e nesta XI edição, as novidades do espetáculo são os grupos convidados Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo (Santarém), o Paloteu de Virgem de las Angustias, de León (Espanha) e o momento de humor protagonizado pelos comediantes locais Pica & Chan.

Dado o sucesso da anterior edição, o XI Festival Ibérico de Pauliteiros vai continuar a realizar-se à noite, na praça central de Sendim, onde vão ser instalados o palco e as bancadas para o público.

“O espetáculo vai manter o mesmo horário e formato, com o palco a ser instalado no meio da praça e um sistema de luz, cor e som”, indicou Telmo Ramos, dos Pauliteiros de Miranda – Sendim.

Tal como nas edições anteriores, o espetáculo conta com as atuações de sete grupos: as Pauliteiras de Sendim, os Pauliteiros de Fonte de Aldeia, as Pauliteiras de Miranda (ARJM), os Pauliteiricos de Sendim, os Pauliteiros de Sendim e dois grupos doutras regiões: o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo (Santarém) e o Paloteu de Virgem de las Angustias, de León (Espanha).

“Este ano, os convidados são os Pauliteiros de Fonte de Aldeia, as Pauliteiras de Miranda (ARJM), o grupo espanhol de León, que também dança com paus (paloteos). E o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo, proveniente de Santarém, que vem dançar com os pampilhos, as varas dos campinos utilizados no maneio do gado. Em 2026, os pauliteiros e pauliteiras de Sendim foram convidados para participar num festival internacional de folclore, em Santarém”, informou.

Sobre o desenrolar do espetáculo, Telmo Ramos, explicou que na noite de Domingo, o evento começa com um desfile dos sete grupos, em direção à praça central de Sendim.

“Cada um dos grupos vai exibir as suas danças, ao longo de 20 minutos. Os pauliteiros de Sendim, por exemplo, vão dançar quatro lhaços”, explicou.

Tal como no ano passado, no decorrer do festival está programado um momento artístico, este ano dedicado ao humor. Os protagonistas são a dupla Pica & Chan, interpretada pelos sendineses Jorge Campos e Emílio Martins, que vão proporcionar um momento divertido, dedicado aos pauliteiros de Miranda.

Questionado sobre o interesse e a adesão dos jovens pela dança dos pauliteiros, Telmo Ramos, informou que atualmente há cerca de meia centena de rapazes e raparigas, de várias gerações, nos grupos da Casa de l’ Pauliteiro de Sendim.

“Graças ao trabalho conjunto com as escolas de Sendim e de Miranda do Douro, as crianças aprendem desde cedo a dançar os lhaços dos pauliteiros. Neste XI Festival Ibérico de Pauliteiros, vão dançar pela primeira vez, os nossos pauliteiricos, o grupo mais jovem. O gosto pelas danças dos Pauliteiros mantêm-se ao longo da juventude, o que lhes proporciona atuações em diferentes regiões do país e do estrangeiro. Felizmente, no planalto mirandês há outros grupos a surgir, como em Mogadouro e também em Salselas, no concelho de Macedo de Cavaleiros”, indicou.

Anualmente, o Festival Ibérico de Pauliteiros é um evento organizado pela Casa de L Pauliteiro de Sendim e conta com os apoios institucionais do município de Miranda do Douro, da União de Freguesias de Sendim e Atenor e da Comissão de Festas em honra de Santa Bárbara.

HA

Deixe um comentário