Sendim: Viticultores entregam as suas colheitas na cooperativa Ribadouro
No planalto mirandês estão a realizar-se as vindimas e a cooperativa agrícola Ribadouro, na vila de Sendim, não obstante a delicada situação financeira, continua a receber a confiança dos viticultores, que aí entregam as suas colheitas para a produção de vinho.

Na tarde de Domingo, dia 21 de setembro, o agricultor, António Luís, proprietário de meio hectare de vinha em Fonte Aldeia, indicou que este ano, a produção foi ligeiramente menor, mas em contrapartida, a graduação ou seja, a concentração de açucares nas uvas foi “boa”, com 13,5%.
Questionado sobre a razão pela qual optou por entregar a sua colheita, em Sendim, o viticultor, respondeu que pretende contribuir para a recuperação da cooperativa Ribadouro, uma entidade que diz ser “muito útil para o planalto mirandês”.
De Vila Chã de Braciosa, António Gonçalves, também escolheu a cooperativa na vila de Sendim, para entregar a colheita 3 mil quilos de uvas. O vitivinicultor justificou a escolha da Ribadouro, pela proximidade geográfica e para ajudar na recuperação financeira da cooperativa.
Da vila de Sendim, o viticultor, Luís Peres, estima colher cerca de 80 mil quilos de uvas, nas várias vinhas que cultiva na União de Freguesias de Sendim e Atenor. Como associado da Ribadouro, o agricultor sendinês, fez questão de entregar uma parte da sua colheita na cooperativa em Sendim.
“Iniciámos este Domingo, dia 21 de setembro, as vindimas. Nesta região, ainda é costume realizar o torna-jeira, ou seja, familiares, amigos e vizinhos ajudamo-nos nas vindimas. Este ano, nas vinhas já feitas, vamos utilizar pela primeira vez, a apanha mecânica das uvas”, disse.
A campanha vinícola, na Cooperativa Ribadouro C.R.L, iniciou-se a 17 de setembro e o horário de trabalho é o seguinte:
2ª feira – fecho 3ª feira – abertura às 9h00 até ao fecho; De 4ªfeira a Domingo, abertura das 14h00 até ao fecho.
De acordo com a cooperativa Ribadouro, na campanha vinícola deste ano, o preço do quilo de uvas varia entre os 0,36€ e 0,38€, com a graduação base de 12%.





HA