Sendim: VII Encontro Intergeracional juntou 200 crianças e idosos
Com os objetivos de proporcionar o convívio intergeracional e promover um estilo de vida ativo e saudável, o município de Miranda do Douro organizou na vila de Sendim, no dia 3 de maio, o VII Encontro Intergeracional, que reuniu cerca de 200 crianças e idosos.
O encontro entre gerações decorreu no pavilhão multiusos, em Sendim e contou com a participação dos alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Sendim, das crianças do jardim de Infância, dos utentes da Oficina do Idoso, do Centro Social e Paroquial São João Baptista de Picote e dos membros da Tuna da Universidade Sénior de Miranda do Douro
Durante a tarde de convívio, as crianças e os idosos foram protagonistas de várias atuações musicais, de recitação de poemas, das danças dos pauliteiros e de um baile, que encerrou com um lanche convívio entre todos.
Segundo o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, o Encontro Intergeracional é uma iniciativa anual que se insere na celebração do Dia Mundial da Família (15 de maio).
“Este encontro das várias gerações visa reforçar e aprofundar os laços comunitários entre os mais novos e os mais idosos. Entre estas duas gerações há muito para partilhar, dado que os idosos podem transmitir aos mais novos o seu saber e valores. E por sua vez, as crianças e jovens também partilham com os idosos, a sua alegria e entusiasmo”, disse o autarca.
A anfitriã do encontro, a vice-presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Ana Paula André, como mãe de dois filhos realçou que o convívio intergeracional é uma mais valia para o crescimento das crianças.
“A simples companhia entre os avós e os netos ajuda a moldar a personalidade das crianças. E os mais velhos também beneficiam muito com a proximidade das crianças, pois recebem deles a força e a alegria de viver”, disse.
HA