Sendim: “Tomba-Ladeiras” é uma caminhada turístico-cultural entre portugueses e espanhóis

No sábado, dia 27 de dezembro, mais de uma centena de portugueses e espanhóis, participaram na “Caminhada Tomba-Ladeiras”, um percurso pedreste e fluvial de 11 quilómetros nas arribas do rio Douro, entre as localidades de Fermoselle (Espanha) e a vila de Sendim (Portugal).

Uma das caminhantes, a vice-presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Ana Paula André, indicou que a primeira caminhada Tomba-Ladeiras, entre Sendim e Fermoselle, realizou-se no ano 2005, por iniciativa da associação Mirai q’Alforjas.

“Percorridos 20 anos desde a primeira caminhada entre Sendim e Fermoselle, este ano participaram na atividade 125 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, 35 dos quais foram os vizinhos espanhóis. O percurso de 11 quilómetros, entre Fermoselle e Sendim levou-nos a calcorrear as arribas do rio Douro, que antigamente foram uma antiga rota de contrabando usada pelos portugueses e os espanhóis. Apesar do frio do inverno, o convívio e a confraternização aqueceu os corações e o ânimo de todos os caminhantes”, disse a autarca sendinesa.

A atividade começou ao início da manhã de sábado (8h30), com as viagens de autocarro da vila Sendim para Fermoselle (Espanha), onde os portugueses foram recebidos “calorosamente” pelos vizinhos espanhóis, com um “desayuno” (pequeno-almoço) de café, licor de café, bolos tradicionais de Espanha e os portugueses ofereceram a Bola Doce Mirandesa.

«Após o pequeno-almoço de boas-vindas, seguiu-se uma visita às históricas “bodegas” ou adegas subterrâneas de Fermoselle, que estão em processo de inscrição no Património Natural e Cultural Material da Humanidade, pela originalidade de estarem construídas no subsolo da localidade de Fermoselle”, destacou Ana Paula André.

A caminhada propriamente dita iniciou-se às 10h30, com a descida de Fermoselle até ao rio Douro, numa distância de três quilómetros. Chegados ao rio, a mais de uma centena de participantes fez a travessia fluvial do Douro, em viagens de barco.

Já na margem de Portugal, os caminhantes foram presenteados com um almoço convívio, no cais fluvial dos Pisões, preparado pela Comissão de Festas em honra de Santa Bárbara, cuja ementa foi um sopa quente, com postas de vitela assada na brasa e batatas, pão e fruta.

Após o almoço houve a animação musical dos jovens gaiteiros e as danças dos Pauliteiros de Sendim e os espanhóis também se juntaram à festa com a música do tamboril e a dança da garrafa.

Os mais de 100 participantes concluíram a caminhada “Tomba-Ladeiras” com a subida de sete quilómetros, dos Pisões até à vila de Sendim.

De acordo com a Freguesia de Sendim, no próximo ano de 2026, a Caminhada “Tomba-Ladeiras”, volta a realizar-se no mês de dezembro, mas desta vez começa em Sendim e termina em Fermoselle (Espanha).

“Em 2026, o autocarro vai buscar os vizinhos espanhóis a Fermoselle (Espanha), para iniciarmos juntos a caminhada desde Sendim até aos Pisões. No cais fluvial atravessamos o rio Douro de barco, para depois subirmos até Fermoselle, onde vamos concluir a atividade com um almoço nas bodegas”, adiantou a autarca de Sendim.

A “Caminhada Tomba-Ladeiras” é uma iniciativa anual, que pretende ser um projeto de cooperação transfronteiriça entre Sendim (Portugal) e Fermoselle (Espanha), para aprofundar as relações de vizinhança e potenciar o desenvolvimento turístico cultural de ambas as localidades.

HA | Fotos: APA

Deixe um comentário