Sendim: Regina Nobre é a nova presidente da cooperativa Ribadouro

A contabilista, Regina Nobre é a nova presidente da Cooperativa Agrícola Ribadouro, C.R.L., na sequência da assembleia geral ordinária realizada na tarde de Domingo, dia 14 de abril, durante a qual foram eleitos os novos órgãos socais para o quadriénio 2024/2028.

Eleição e tomada de posse dos novos órgãos sociais da Cooperativa Agrícola Ribadouro, C.R.L..

A assembleia da cooperativa realizou-se no salão nobre da Junta de Freguesia de Sendim, onde marcaram presença cerca de uma centena de viticultores associados.

Após várias tentativas para formar um novo corpo de dirigentes, foi entregue uma única lista para ser aprovada pelos sócios. Da votação, o resultado ditou 71 votos a favor e 5 votos em branco.

Os novos órgãos sociais da Cooperativa Ribadouro, C.R.L., são assim presididos por Regina Nobre, na Direção; Nuno Rodrigues, assumiu a presidência da Mesa da Assembleia; e Ana Paula André, preside do Conselho Fiscal.

A nova presidente da Cooperativa Agrícola Ribadouro, C.R.L., Regina Nobre é licenciada em contabilidade e admitiu que os grandes desafios são recuperar o equilíbrio financeiro desta coletividade e impulsionar a comercialização dos vinhos aí produzidos.

“O grande desafio da Ribadouro continua a ser escoar os vinhos a um preço que permita pagar as uvas aos viticultores associados. Atualmente, os vinhos são vendidos no Brasil e França”, disse.

A nova presidente da Ribadouro, Regina Nobre, prometeu “fazer bem” o seu trabalho.

Por sua vez, o presidente da Assembleia da cooperativa Ribadouro, Nuno Rodrigues, mostrou-se esperançado com esta nova equipa, “constituída maioritariamente por jovens”.

“O cultivo da vinha continuar a ser uma atividade económica importante na vila de Sendim, onde continuam a cultivar-se vinhas novas. E a produção de vinho na cooperativa Ribadouro é uma fonte de receita para as famílias desta região”, disse.

Segundo dados da Ribadouro, atualmente, estão registados na cooperativa 2600 associados, sendo que estão ativos cerca de 700 viticultores, dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.

Do lado dos viticultores, Silvino Aleixo, elogiou a coragem e o dever cívico da nova equipa dirigente da cooperativa.

“Apesar das dificuldades financeiras, acredito que esta jovem equipa vai fazer um bom trabalho na cooperativa Ribadouro. E para que isso aconteça, os viticultores associados também têm que colaborar na qualidade das uvas, de modo a produzir vinhos de excelência, que sejam depois comercializados nos mercados nacional e internacional”, disse.

A Adega Cooperativa Ribadouro foi constituída em 1959 e atualmente produz os vinhos “Ribeira do Corso”, “Lhéngua Mirandesa”, “Mirandum” e “Pauliteiros”.

HA

Deixe um comentário