Sendim: Jovens pauliteiros receberam Palos d’Ouro
O Hotel “O Encontro”, na vila de Sendim, foi o palco da I Gala dos Palos d’Ouro, um evento cultural realizado a 26 de dezembro, com o propósito de homenagear os pauliteiros e pauliteiras sendineses, que preservam e divulgam das danças tradicionais da Terra de Miranda.

O Presidente da Associação de Pauliteiros de Miranda – Sendim, Telmo Ramos, anunciou que a Câmara Municipal de Miranda do Douro, na pessoa da presidente, Helena Barril, recebeu o Palo d’Ouro “Mérito e Excelência”, pelo trabalho desenvolvido na promoção cultural dos Pauliteiros de Miranda, em Portugal e no estrangeiro.
«A entrega do prémio “Mérito e Excelência” ao município de Miranda do Douro, visa homenagear e agradecer o incansável apoio do executivo municipal, liderado pela presidente, Helena Barril, na valorização e projeção dos grupos de Pauliteiros de Miranda, através das atuações em Portugal e no mundo. No trabalho do executivo municipal, destaco também a inscrição das Danças Rituais dos Pauliteiros nas Festas Tradicionais da Terra de Miranda, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e a candidatura que já está a ser preparada para inscrever as Danças dos Pauliteiros de Miranda no Património Mundial da UNESCO”, justificou, Telmo Ramos.
Na I Gala dos Palos d’Ouro, o prémio de “Melhor Pauliteira” foi atribuído à jovem, Matilde Alves, numa eleição feita pelos cerca de 50 jovens que participam nos vários grupos de pauliteiros em Sendim.
Nos rapazes, Leandro Alves recebeu o prémio de “Melhor Pauliteiro”, um galardão entre pelo presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago.
Gabriel Ramos, em gaita-de-foles, recebeu das mãos da presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, o Palo d’Ouro “Melhor Músico”.
O prémio “Revelação” resultou de uma escolha da direção da Associação de Pauliteiros de Miranda- Sendim e neste primeiro ano foi entregue a Gonçalo Esteves, pela sua dedicação, comportamento e talento que já lhe permite dançar com os pauliteiros seniores.
A I Gala dos Palos d’Ouro que decorreu no restaurante do Hotel “O Encontro”, na vila de Sendim, teve momentos de entretenimento, música e as danças dos pauliteiricos sendineses.
Em 2026, a II Gala dos Palos d’Ouro vai realizar-se no mês de dezembro e a pretensão da Associação de Pauliteiros de Miranda-Sendim é convidar todos os antigos pauliteiros, dirigentes e ensaiadores de modo a angariar novos associados e cujas quotas anuais gerem receita para a organização da gala anual.
“No novo ano de 2026, para além das atuações dos Pauliteiros de Miranda-Sendim em Portugal e no estrangeiro, com duas viagens já programadas a Veneza (Itália) e ao Brasil, vamos ainda desenvolver outros projetos como a instalação do Museu do Pauliteiro, em Sendim”, avançou Telmo Ramos.
No triénio 2025-2028, a Associação de Pauliteiros de Miranda-Sendim tem como principal missão dar continuidade ao ensino das danças na Escola do Pauliteiro, instalada na Casa de l’Pauliteiro, em Sendim.
Na vila de Sendim, o grupo de Pauliteiros já existe desde 1956. Contudo, a associação só foi constituída a 21 de junho de 2007 e dois anos depois, a 13 de julho de 2009 (feriado comemorativo de elevação de Sendim a vila) foi inaugurada a Casa de l’Pauliteiro, a atual sede dos pauliteiros e pauliteiras sendinesas.




HA