Sendim: Início da construção do “Matadouro do Planalto”

No dia 6 de dezembro, a Câmara Municipal de Miranda do Douro anunciou a assinatura do contrato para a construção do Matadouro do Planalto, um investimento de quase 4,6 milhões de euros, que vai começar a ser construído neste mês de dezembro, na vila de Sendim e que deve estar concluído no final de 2026.

No site do município, o executivo liderado pela presidente, Helena Barril informa que a 6 de dezembro, foi assinado o contrato para a construção do Matadouro do Planalto. Este novo equipamento vai ser edificado em dois terrenos com uma superfície de 21 mil metros quadrados, nas proximidades da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), em Sendim.

“Após o cumprimento dos procedimentos legais, o município confirma que a construção desta importante infraestrutura terá início durante este mês de dezembro. O novo equipamento, que visa responder às necessidades e contribuir para o desenvolvimento do concelho, representa um investimento municipal no valor de 4.557.931,13 euros”, pode ler-se.

Aquando do lançamento do concurso público, a 27 de agosto, a autarca social-democrata afirmou que “a construção do Matadouro do Planalto, é o concretizar de um sonho que se arrasta há várias décadas”.

“Assumimos a construção de um novo matadouro no concelho de Miranda do Douro, como uma promessa eleitoral e vamos concretizá-la. Sentimos a necessidade de fechar a atual unidade de abate pois tem condições deficitárias”, justificou a autarca de Miranda do Douro.

Segundo Helena Barril, a construção de uma nova unidade de abate tem como outros objetivos a despoluição do rio Fresno e o serviço aos concelhos vizinhos.

“A construção de um novo matadouro no Planalto Mirandês visa dar resposta às necessidades do território, como são os concelhos vizinhos e até de localidades raianas do lado espanhol, dada a nossa proximidade geográfica”, acrescentou.

Segundo o regulamento do concurso público, o prazo de execução da empreitada do Matadouro do Planalto é de 730 dias (2 anos).

HA

Deixe um comentário