Sendim: I Dia do Motociclista do Planalto Mirandês
A vila de Sendim foi o local do I Dia do Motociclista do Planalto Mirandês, uma iniciativa que decorreu na tarde de 4 de maio e reuniu cerca de uma centena de motociclistas dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

O encontro iniciou-se com uma concentração dos motociclistas na praça central de Sendim, para depois participarem na eucaristia na igreja matriz. No final da celebração religiosa houve uma procissão com a imagem do Arcanjo São Rafael, patrono dos motociclistas, que terminou com a benção dos capacetes.
Na tarde de Domingo, dia 4 de maio, não obstante a alternância de chuva e sol, a centena de motociclistas do planalto mirandês aventurou-se num passeio motard pelo concelho de Miranda do Douro.
O I Dia do Motociclista do Planalto Mirandês encerrou com um lanche convívio, no pavilhão multiusos, em Sendim.
O presidente da associação Motoclube Abutres do Douro, José Pires, expressou o seu contentamento pela adesão dos motociclistas à iniciativa e adiantou que no próximo ano, o encontro vai realizar-se noutra freguesia do concelho de Miranda do Douro.
“A associação “Abutres do Douro” foi constituída em 1998 e é considerado o mais antigo motoclube do concelho de Miranda do Douro. Nesta primeira edição do Dia do Motociclista do Planalto Mirandês, aos motociclistas do concelho de Miranda do Douro juntaram-se também motociclistas de Mogadouro e de Torre de Moncorvo”, indicou.
O presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, elogiou o trabalho do motoclube e frisou que as associações locais desempenham um importante papel na dinamização de atividades culturais e recreativas.
“As associações são um garante de atividades ao longo de ano, que por conseguinte trazem pessoas e dinamismo social, cultural e económico à vila de Sendim. Por isso, cabe à União de Freguesias apoiar e incentivar as associações na organização de atividades como esta do I Dia do Motociclista do Planalto Mirandês”, justificou.

Por sua vez, o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, sublinhou o carater intermunicipal deste encontro de motociclistas, que nesta primeira edição trouxe gente dos concelhos de Mogadouro e de Moncorvo.
“As atividades lúdicas e desportivas também são um fator de desenvolvimento social e económico do concelho, pelo que incentivo o motoclube Abutres do Douro a investir nas relações com os outros motoclubes da região, de modo a fazer crescer este evento”, disse o autarca de Miranda do Douro.
O I Dia do Motociclista do Planalto Mirandês foi organizado pelo motoclube Abutres do Douro e contou com os apoios institucionais do município de Miranda do Douro e da União de Freguesias de Sendim e Atenor.




















HA