Sendim: Freguesia instala bidões metálicos para recolher a cinza das lareiras
A freguesia de Sendim colocou 20 bidões metálicos nas ruas da zona urbana da vila, para recolha da cinza proveniente das lareiras, uma medida inovadora que visa evitar a deposição da cinza nos caixotes de lixo de plástico e o consequente incêndio e destruição dos mesmos.

O presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, explicou que após a ocorrência de alguns incêndios nos caixotes do lixo da vila, provocados pela deposição de cinza ainda em brasa, a autarquia encomendou a uma serralharia local depósitos metálicos.
“Os bidões metálicos para a cinza foram instalados nas ruas da zona mais urbana de Sendim, onde os moradores não dispõem de um quintal ou terreno para depositar as cinzas das lareiras”, justificou.
Na vila de Sendim os bidões estão colocados junto aos caixotes do lixo e a sua utilidade está devidamente sinalizada.
“Já informámos a população sobre esta inovação, que contribui para um sistema de recolha de resíduos mais organizado e ecológico. Após a missa dominical, nos tradicionais conselhos, a freguesia de Sendim também informou as pessoas sobre a instalação dos bidões metálicos e a sua utilidade”, acrescentou o autarca.
A população sendinesa acolheu a iniciativa da freguesia com surpresa e agrado. Foi o caso da senhora Fernanda Chumbo, residente em Sendim, que qualificou a instalação dos recipientes metálicos como uma medida “formidável”.
“Felicito a freguesia de Sendim pela extraordinária ideia de instalar os bidões metálicos. Assim, aquando da deposição da cinza incandescente evitam-se os incêndios e a destruição dos caixotes do lixo, que agora são feitos de plástico”, disse.

A freguesia de Sendim apela à população para aderir à iniciativa e informa que a cinza recolhida poderá servir de fertilizante para os olivais e as hortas.



HA